quarta, 30 de setembro de 2020
06/07/2020 - 15:20

Itajaí vai implantar tratamento profilático à COVID-19

Medicamento adotado pelo município é a ivermectina, que tem atividade antiviral in vitro comprovada

O Município de Itajaí está implantando em toda rede de saúde uma proposta de tratamento profilático ao coronavírus. O medicamento usado na cidade será a ivermectina, um antiparasitário que tem apresentado atividade antiviral contra o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19. A intenção é oferecer o remédio como tratamento precoce a todos os moradores, para prevenir e atenuar as infecções causadas pelo coronavírus.

A medida foi baseada na experiência de algumas cidades do país e exterior, além de instituições brasileiras, como a Unimed e o Hospital da Marinha do Brasil. A indicação do medicamento também teve resultados positivos no Centro Ambulatorial de Triagem de Coronavírus do município, onde médicos observaram significativa melhora em pacientes sintomáticos tratados com o remédio.

Além disso, um estudo colaborativo liderado pelo Biomedicine Discovery Institute (BDI) da Monash University, em Melbourne, na Austrália, com o Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade (Doherty Institute), mostrou que a ivermectina possui atividade antiviral, em teste in vitro, contra o vírus causador da COVID-19. Em Itajaí, o tratamento também será acompanhado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que farão uma análise estatística dos resultados obtidos com o uso do medicamento.

?Para enfrentamento à COVID-19 decidimos utilizar a ivermectina como tratamento precoce e profilático. Esse medicamento tem potencial de prevenir e amenizar infecções por coronavírus, além de ser um remédio seguro, que já é amplamente usado?, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Estrutura de atendimento

A intenção do Município é tratar com o medicamento aproximadamente 100 mil pessoas. Para isso, uma equipe de saúde fará a dispensação da ivermectina em estrutura montada no Centreventos. Os moradores que não apresentam sintomas e têm interesse em fazer o tratamento preventivo poderão procurar o local a partir de terça-feira (7), das 8h às 20h. A indicação do medicamento será feita conforme critério médico e avaliação do paciente.

Além do Centreventos, o medicamento também poderá ser recomendado pelos médicos da Atenção Básica (unidades de saúde) e unidades especializadas, bem como pelos profissionais do Centro de Triagem e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A indicação sempre será conforme critério médico.

?A ivermectina tem que ser utilizada em três doses, sendo uma a cada 15 dias com o objetivo de manter o nível plasmático do medicamento no organismo da pessoa durante os próximos meses da pandemia. Também há algumas contraindicações que devem ser observadas. Por isso, criamos uma estrutura para oferecer esse medicamento de forma segura à população?, reforça o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Contraindicações

O medicamento é contraindicado para pacientes hipersensíveis (alérgicos) à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central e por crianças com menos de 15 kg ou menores de 5 anos. 

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros