quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/07/2020 | 14:20

Camboriú intensifica vacinação contra o Sarampo e Febre Amarela

A Secretaria de Saúde de Camboriú informa que está intensificando a campanha de vacinação contra o Sarampo e Febre Amarela. A ação iniciou em março e seguirá até o dia 31 de agosto nas salas de vacinação das Unidades de Saúde – Centro, Areias, , Monte Alegre, Santa Regina, Taboleiro e São Francisco de Assis.

Segunda a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Riciela Kolv, nesta etapa a vacinação contra o sarampo, que tem como objetivo alcançar o maior número de pessoas possíveis, tendo como público alvo, adultos de 20 a49 anos de idade. “É importante reforçar que esta é a faixa etária que mais teve casos de sarampo nos últimos tempos, por isso, todos devem procurar as unidades de saúdes e se prevenir”, ressaltou ela, reforçando que crianças de seis meses, adultos de até 59 anos de idade, ou pessoas que já tenham tomado uma dose da vacina, também podem ser vacinados.

Febre Amarela 

Todos precisam tomar a vacina contra a febre amarela. Para pessoas que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina – tanto estrangeiro, quanto brasileiro – e que nunca receberam nenhuma dose da vacina contra febre amarela, a recomendação é que seja vacinado pelo menos 10 dias antes da viagem, que é o tempo que a vacina leva para criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida.

“Quem tomou a vacina da febre amarela, em algum momento da vida, não precisa de nova dose. Foram realizados diversos estudos ao longo dos anos e verificou-se que apenas uma dose tomada a pessoa já fica imune”, explica Riciela.

Crianças acima de três anos que tiverem alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, a vacina pode ser aplicada ao mesmo tempo com a febre amarela, com exceção vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e varicela.
A secretária de Saúde, Elisama de Freitas, lembra que “a imunização é gratuita, não têm motivos para não tomar, pois afeta a saúde da população. Quanto mais pessoas forem vacinadas, maior tendência de eliminarmos estas doenças”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS