quarta, 12 de agosto de 2020
28/05/2020 - 10:01

Secretaria da Saúde de Navegantes registra 137 casos de pacientes com dengue

Apesar do trabalho constante da Vigilância Ambiental em diversas frentes no combate ao mosquito da dengue (Aedes Aegypti), os números de focos e de pacientes com a doença estão deixando o município de Navegantes em alerta.

Conforme o coordenador Plácido Simas, o município registrou, até a data de hoje, o número de 563 focos do mosquito em diversos bairros da cidade e 137 pessoas foram confirmadas com a doença pela Vigilância Epidemiológica. O município vem realizando nos bairros com mais focos, o fumacê, que consiste na aplicação de baixas doses de um agrotóxico que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

A maior preocupação é com o descarte de lixo em locais inapropriados. O acúmulo de lixo em terrenos baldios é o criadouro perfeito para o mosquito da dengue, que deposita seus ovos na água parada que fica acumulada dentro de garrafas, copos, pneus e qualquer material jogado inapropriadamente nos terrenos seus ou dos vizinhos. O mosquito da dengue ainda consegue percorrer um raio de 200 metros em área urbana, podendo picar os moradores de toda uma rua.     

?Mais uma vez pedimos a colaboração da população para que nos ajude a combater a dengue no município. O procedimento de fumacê que utilizamos é uma medida para matar o mosquito já adulto, mas precisamos atuar é na prevenção, não deixando que os ovos sejam depositados. Por isso, se não haver lixo, não haverá água parada. Se não houver água parada, não haverá ovos e o ciclo do mosquito será interrompido?, explicou o coordenador.

Número de focos de dengue por bairro:

Centro - 129 focos

São Domingos (1 e 2) ? 86 focos

Gravatá ? 69 focos

Machados ? 52 focos

Meia Praia ? 47 focos

São Paulo ? 45 focos

Nossa Senhora das Graças ? 44 focos

São Pedro ? 30 focos

Porto das Balsas ? 28 focos

Volta Grande ? 23 focos

Pedreiras ? 9 focos

Escalvados ? 1 foco

Sexta, 07 de agosto de 2020
BOMBINHAS: RODA DE CHORO LIVES
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros