domingo, 12 de julho de 2020
28/05/2020 - 09:57

Secretaria de Saúde fará ações de conscientização no Dia de Luta pela Saúde da Mulher

Eventos serão realizados em ambiente virtual, por conta da pandemia de coronavírus

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (28), será lembrado pela Secretaria de Saúde de Itajaí com ações de conscientização em torno do tema, em especial sobre a mortalidade materna. Médicos e profissionais de saúde da rede pública e privada também poderão participar de um encontro virtual que vai debater a saúde da mulher em tempos de coronavírus.

Segundo a Secretaria de Saúde, um material de divulgação foi preparado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e pelo Grupo Técnico da Vigilância do Óbito de Itajaí com informações sobre as ações de atenção à saúde da mulher realizadas no município. A publicação digital também destaca a importância de se conversar sobre mortalidade materna, situação epidemiológica e sobre as ações de atenção à saúde da mulher durante a pandemia.

Além desta ação, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica enviou um convite para os profissionais de saúde participarem do 11º Webinar ? Saúde da Mulher e Mortalidade Materna em Tempos de COVID-19, organizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). A palestra, com a participação de médicas e pesquisadoras do tema, será transmitida nesta quinta-feira, a partir das 16h, no Youtube. Para assistir ao debate, basta acessar este link.

Luta pela saúde da mulher

O Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, celebrado no dia 28 de maio, foi instituído em todo o mundo no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, ocorrido em 1984, na Holanda. A partir dessa data, o tema ganhou maior interesse com a realização do V Encontro Internacional Mulher e Saúde, realizado em San José, na Costa Rica.

No evento, a Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC) propôs que, a cada ano, uma temática nortearia ações para prevenir mortes maternas. Desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e países membros também assumiram compromissos para a redução da mortalidade materna.

Terça, 07 de julho de 2020
Gravatá vai ganhar Policlínica
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros