sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/05/2020 | 10:30

Coronavírus: Produção e distribuição gratuita ultrapassa oito mil máscaras em Itajaí

O Município de Itajaí já produziu mais de oito mil máscaras artesanais de proteção ao coronavírus para distribuição gratuita à população. Nesta semana, por meio da Secretaria de Assistência Social, mais de três mil máscaras descartáveis foram entregues a entidades conveniadas, como casas de acolhimento e que atuam na recuperação de dependentes químicos. Nas ruas, segue em ação o trabalho de conscientização feito pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria de Trânsito (Codetran).

A confecção das máscaras de tecido segue com duas frentes de produção, sendo uma com servidores da Fundação Cultural de Itajaí e professores do programa Arte nos Bairros, e outra com servidores e alunas do curso de corte e costura da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi). No total, mais de oito mil máscaras artesanais já foram produzidas. Semanalmente, são confeccionadas mil novas máscaras.

Além dessa produção artesanal, a Secretaria Municipal de Saúde mantém em estoque máscaras descartáveis, luvas, toucas e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que diariamente são utilizados por médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. Máscaras e outros itens de proteção também têm sido doados ao município por empresas e entidades beneficentes, por meio do Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 (FMURDEC-19).

“A Administração Municipal tem uma grande preocupação com a saúde dos itajaienses, bem como em dar acesso às medidas preventivas para toda a população. Neste momento, em que o uso das máscaras é obrigatório na cidade, estamos distribuindo máscaras artesanais e descartáveis em nossas unidades básicas, possibilitando que todos os cidadãos possam ficar protegidos”, comenta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Assistência social e entidades conveniadas

Como nas Unidades de Saúde, onde a população pode retirá-las gratuitamente, as máscaras também estão sendo entregues nos equipamentos assistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social, como Casa de Apoio, Centro POP, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e durante o trabalho realizado pela Abordagem Social, com pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social. Ao todo, mais de seis mil máscaras já foram distribuídas pela Secretaria de Assistência Social desde o início da pandemia.

Nesta semana, máscaras descartáveis e de tecido foram entregues a entidades assistenciais que mantêm convênio com o Município de Itajaí, como casas de acolhimento e centros de tratamento e recuperação para dependentes químicos. Receberam as doações o Centro de Tratamento Maranata, Centro de Recuperação Conviver, Casa de Acolhimento Santa Paulina, Centro de Tratamento Alternativo Pró-Vida e o Centro de Recuperação Vale Ebenézer.

Orientação

Em Itajaí, além da produção e distribuição de máscaras, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal e da Codetran, realiza ações educativas nos bairros da cidade sobre o uso obrigatório de máscaras. Durante as abordagens, os cidadãos recebem orientações sobre a utilização correta das máscaras, com o objetivo de evitar a propagação do vírus.

Nessas ações, também são distribuídas máscaras descartáveis às pessoas que não possuem o item de proteção. Um carro de som atua no reforço à ação educativa, com mensagem de orientação e alerta quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras. Juntas, Guarda Municipal e Codetran já distribuíram mais de duas mil máscaras.

“Continuamos abordando as pessoas na rua que estão sem máscaras, com distribuição para as que não têm e orientação a todas sobre os riscos de contágio e proliferação desse novo vírus. Nosso trabalho tem sido principalmente de conscientização, para que as pessoas atentem para esses riscos de contaminação, tanto para si como para seus familiares”, destaca Robson Costa, coordenador da Codetran.

Uso massivo diminui risco de contaminação

Desde que as ações de combate à pandemia foram intensificadas, o uso de máscaras de proteção tem se tornado um ato de proteção individual e coletivo nos mais diversos círculos sociais e nas diferentes atividades diárias. Ao lado do isolamento social, o uso massivo de máscaras tem sido uma das principais medidas de combate ao coronavírus.

Com o avanço da doença, o número de pessoas que estão infectadas e não apresentam sintomas tem aumentado. E é aí que, segundo autoridades de saúde, o uso de máscaras pode salvar muitas vidas, pois essas pessoas, de imediato, não apresentam sintomas de que estão contaminadas.

Desse modo, pessoas assintomáticas podem ser grandes disseminadoras do vírus. Vale lembrar que quem está infectado e não usa máscaras emite gotículas que ficam no ambiente ou caem sobre superfícies e objetos, contaminando muito mais pessoas.

Na prática, os riscos de contágio podem ser exemplificados quando duas pessoas conversam ou estão próximas durante o expediente de trabalho. Quando uma pessoa infectada conversa com outra que ainda não foi infectada e as duas estão sem máscaras, a chance que a pessoa saudável tem de ser contaminada é muito alta.

Mas se ambas as pessoas – tanto a infectada (assintomática) quanto a não infectada –, conversam utilizando máscaras, as chances de proliferação diminuem. Embora ainda exista o risco de contágio, visto que uma das pessoas é portadora do vírus, a possibilidade de contaminação cai para níveis bem baixos. O uso de máscaras, portanto, diminui consideravelmente o avanço da doença. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS