quarta, 15 de julho de 2020
19/05/2020 - 17:34

Município de Itajaí investe na ampliação de ciclovias em área turística

Melhorias promovem sustentabilidade e segurança

Com duas obras em andamento, o Município de Itajaí investe na ampliação da malha cicloviária no bairro Cabeçudas, região turística da cidade. A ciclovia do Caminho de Cabeçudas ganha duas extensões: uma na orla da própria praia de Cabeçudas e outra no Caminho de Xinxiang. As duas obras estão em andamento e ampliarão em 900 metros o espaço destinado à circulação dos ciclistas.

Na orla de Cabeçudas, as calçadas recebem melhorias e ajustes nos canteiros para a instalação das 12 rampas com travessias elevadas para receber a ciclofaixa de 2,5 metros de largura. A faixa para ciclistas será implantada em todos os 700 metros da orla, até chegar na rua Benjamin Constant. As obras modificarão o cenário da praia ao promover um modelo de mobilidade sustentável, sem provocar qualquer interferência na arborização - diferencial nas calçadas de Cabeçudas.

Já no caminho de Xinxiang, as obras são mais estruturais e contemplam drenagem, novo passeio, ciclovia, sinalização, iluminação e novo asfalto. Os trabalhos seguem nos 200 metros entre o caminho de Cabeçudas e o molhe de Itajaí. A obra é financiada por recursos federais do Ministério do Turismo, sem custos para o Município.

Localizadas em umas das áreas mais belas e turísticas áreas de Itajaí, as modificações permitirão passeios de bicicleta e práticas esportivas na beira-mar. ?Nós conseguimos adequar o projeto de acordo com o pedido da comunidade. Vamos mudar a paisagem e promover novas formas de deslocamento?, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim. Além disso, as melhorias trazem mais segurança para ciclistas e pedestres, evitando os conflitos por espaço e deslocamento nas calçadas e até na pista ao disputar espaço com os carros.

As novas ciclofaixas se integram aos 3,7 quilômetros de ciclovias já existentes, desde a avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio) e o caminho de Cabeçudas. Somam 200 metros de novas ciclovias no Caminho de Xinxiang e 700 metros na orla da praia de Cabeçudas. Com as ampliações, essa região turística contará com 4,6 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

A próxima etapa das ciclovias na região das praias é interligar Cabeçudas e Praia Brava. O projeto está em execução e promete revolucionar a mobilidade em Itajaí. 

Segunda, 13 de julho de 2020
Pompéia inaugura nova loja em Itajaí
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros