sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/03/2020 | 10:11

Secretaria de Saúde pede auxílio da população para cumprir o decreto

O governo de Santa Catarina atualizou o cenário de prevenção ao Coronavírus na manhã desta quinta-feira (19). Segundo o Executivo, o grupo de gerenciamento de crise está dividido para estudar os impactos econômicos, sociais e de saúde na população. Em breve, as medidas na área econômica serão divulgadas. 

O secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino, reafirmou que o problema é estadual. "Não há nenhuma região do Estado livre da possibilidade do Corona. Não podemos ter a falsa sensação de que o vírus está somente no Litoral. Todas as regiões têm casos suspeitos. Não dá para achar sua cidade está isolada", disse. 

Além disso, Zeferino fez um apelo para que as pessoas só procurem hospitais em casos extremos. "Não busquem de forma desenfreada o sistema hospitalar, já temos um grande movimento nas unidades. A maioria dos casos será tratado em casa. E a porta de entrada do sistema de saúde é a unidade básica de saúde", afirmou. 

Segundo ele, o sistema público de saúde vai disponibilizar vacinas contra a gripe nas próximas semanas e é importante o comparecimento, principalmente, dos idosos. Zeferino lembra que a população não deve esquecer das demais patologias.

O órgão vai mudar também o critério para testes de pacientes. Antes, apenas pessoas suspeitas e sintomáticas realizavam o teste. Agora, as avaliações serão realizadas de forma "mais aleatória para entendermos como circula o vírus", disse o secretário. 

Ele pediu ainda o apoio das pessoas em ações individuais, como manutenção de práticas sanitárias e de higiene, como lavação de mãos, o cuidado excepcional com idosos, e a seriedade que o problema exige. "Temos condições para termos a prevenção como nenhuma região, nenhum país do mundo, ou estado teve, mas precisamos do comprometimento de cada cidadão".

Santa Catarina tem atualmente 14 casos confirmados. Destas, duas pessoas estão em cuidado hospitalar e as outras estão recebendo cuidados na própria residência.  

 

Fiscalização

"A Polícia Militar está empenhada em fazer cumprir o decreto. Estamos desde ontem [18] com uma operação bastante grande. Ontem foi um dia de orientação e informação e o grau de aderência foi bastante grande apesar das regras novas. Hoje, entramos numa segunda etapa, atuando e punindo, se necessário", disse o comandante da Polícia Militar de SC, coronel Araújo Gomes. 

Segundo ele, o primeiro foco será os grandes comércios, grandes redes de serviços não essenciais, e nos transportes. À noite, o foco será em bares e restaurantes de diversão noturna. Além disso, a Polícia estará mais próxima de supermercados para fazer cumprir a regra de 50% da capacidade e a orientação para que não estoquem mantimentos.

"Podem confiar na cadeia de abastecimento para que não haja corrida aos supermercados e aglomerações nas unidades", afirmou.  

Segundo o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, o governo do Paraná solicitou cópia do decreto publicado em Santa Catarina. O objetivo do Estado vizinho é estudar as medidas tomadas pelo Estado e verificar sua eficácia. 

Além disso, ele pediu para que os catarinenses poupem água. "Façam apenas o essencial. Utilizem apenas o necessário para higienização das mãos, roupas. Não lave carro, não lave calçada. A gente vive ainda um momento de estiagem", disse. 

Ele também reafirmou que todos os prazos do Detran estão suspensos enquanto vigorar o decreto. 

 

Portaria

Na quarta-feira (18), após a publicação do decreto que estabelecia a situação de emergência em Santa Catarina, o Executivo emitiu uma portaria em que permite a atuação de entrega de alimentos, os deliverys, e as agropecuárias. 

A medida estabelece ainda que supermercados e farmácias deverão funcionar com apenas 50% da capacidade pessoas. A regra serve para que os estabelecimentos considerados essenciais também não sejam locais de aglomeração. O texto proíbe também o fretamento de transporte coletivo para turismo, como vans e ônibus. 

A portaria também deixa claro que é permitido o transporte de cargas, inclusive Correios; o fretamento de transporte para os funcionários de empresas; e todas as atividades necessárias para funcionamento dos ramos essenciais descritos no decreto. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS