sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/03/2020 | 14:11

Ministério da Saúde orienta que idosos evitem locais com concentração de público

Sobe para 290 os casos confirmados de coronavírus (COVID-19) no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, atualizados na tarde desta terça-feira (17). Pela manhã, foi confirmado o primeiro óbito em decorrência da doença, em São Paulo. Em Santa Catarina, sete são os casos confirmados – nenhum na cidade de Itajaí. O Estado tem 220 casos suspeitos. Outros 55 já foram descartados. O Ministério recomenda que idosos e pessoas com doenças crônicas evitem lugares com concentração de pessoas.

Em Santa Catarina, estão suspensas temporariamente a realização de cirurgias eletivas, exames e consultas ambulatoriais, exceto para procedimentos e cirurgias não prorrogáveis, tais como exames oncológicos. O objetivo da medida é diminuir o fluxo de pessoas no sistema hospitalar, reduzindo a circulação do vírus em um momento de preparação para o recebimento de pacientes com o coronavírus.

O Ministério da Saúde informou que hospitais de Santa Catarina devem receber pelo menos 20 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratar pacientes com casos de coronavírus. Ainda em relação aos hospitais, estão suspensas as visitas a idosos e pessoas com doenças crônicas que estejam internadas. Para os outros pacientes, o limite é de uma pessoa por vez.

Em Itajaí, embora ainda não haja nenhum caso confirmado, o Município decretou, a contar de segunda-feira, situação de emergência em saúde pública e estabeleceu medidas de prevenção, controle e contenção de riscos em razão da pandemia de coronavírus. A partir do Decreto Municipal n° 11.868/2020, recomenda-se à população que evite ambientes com aglomeração de pessoas, como shows, eventos em locais fechados, casas noturnas, festas particulares e similares.

Aulas suspensas
A partir desta quinta-feira (19), as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas pelos próximos 30 dias. Em Itajaí, escolas particulares e universidades também suspenderam as aulas. A medida preventiva está alinhada à orientação do Governo do Estado, que determinou a suspensão das aulas escolares em todo território catarinense.

Também estão suspensas as aulas dos cursos oferecidos pela Fundação de Educação Profissional e Administração Pública (Feapi). A instituição de ensino informa que não será realizada a aula inaugural de cursos profissionalizantes que estava agendada para esta quarta-feira (18), no auditório da Secretaria da Educação.

Ainda dentro das medidas preventivas ao coronavírus, a Fundação Cultural de Itajaí suspendeu as aulas dos cursos do programa Arte nos Bairros e do Conservatório de Música Popular Carlinhos Niehues. Também estão suspensos eventos e feiras culturais, exposições de artes, espetáculos no Teatro Municipal, na Casa da Cultura e apresentações musicais no Mercado Público.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS