sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/03/2020 | 12:36

Saúde repassa orientações para atendimento de pessoas com gripe

O aumento de casos de coronavírus no país tem gerado dúvidas sobre onde buscar atendimento na rede pública. Similar a uma gripe forte, a doença tem sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade respiratória. No entanto, para não sobrecarregar os serviços de saúde do município, é preciso ficar atento aos locais adequados para buscar atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que pessoas que tenham viajado para locais com transmissão do vírus ou tido contato com pessoas com suspeita da doença devem comunicar a situação à Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3249-5546 ou Whatsapp (47) 98839-0338. A recomendação do Governo Estadual é que todos os viajantes, mesmo que não tenham sintomas, devem ficar isolados em casa por sete dias.

Itajaí não registrou casos confirmados de coronavírus até o momento, portanto pacientes que tiverem sintomas leves de gripe, como coriza e tosse seca, devem se recuperar em casa. Já se o quadro apresentar tosse e febre até 38,5°, a recomendação da Vigilância Epidemiológica é que o morador ligue para o postinho do seu bairro (confira a lista de telefones aqui) e siga as orientações que forem repassadas, indo até a Unidade Básica de Saúde se houver a recomendação dos profissionais que lhe atenderam.

Em casos graves quando, além de tosse e febre, a pessoa tem falta de ar ou dificuldade para respirar, a recomendação é buscar o serviço de urgência e emergência para atendimento (como as UPAs do CIS ou do Cordeiros e o Pronto Socorro dos hospitais Marieta e Pequeno Anjo).

Como é a transmissão?

A transmissão do coronavírus acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de: gotículas de saliva, tosse, espirro, catarro, toque ou aperto de mãos e objetos ou superfícies contaminadas.

Como se prevenir?

- Lave as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS