sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/03/2020 | 09:42

Encontros regionais difundem e estimulam cultura Retrogamer em Santa Catarina

No próximo dia 14 de março, acontece a sexta edição do encontro do Grupo de Colecionadores Catarinenses de Computadores e Videogames Antigos, o RetroSC. O evento será realizado no auditório do bloco 07, no Campus da Univali, em Balneário Camboriú, a partir das 9h.
 
Ao longo dos anos o grupo ganhou notoriedade nacional, ajudou Santa Catarina a avançar divisas e se posicionar como referência no mercado do colecionismo, entre apreciadores de jogos, consoles e computadores antigos. Dessa vez, na sexta edição, os organizadores apostam ainda mais no fortalecimento local, com eventos itinerantes em diferentes regiões do Estado.
 
“Surgimos de um simples grupo de whatsapp com pessoas apaixonadas pelo universo Retrogamer. Essa comunicação dinâmica nos aproximou também de integrantes de todo o Brasil. Mas agora, queremos ampliar nosso relacionamento com o público catarinense. Os eventos itinerantes são uma bela oportunidade para que isso aconteça”, reforça Eduardo Loos, um dos organizadores do RetroSC.
 
Ações Sociais
 
Balneário Camboriú é o primeiro de pelo menos cinco encontros que devem acontecer nos próximos anos: Sul, Norte, Oeste, Serra Catarinense, e, claro, o encontro anual do RetroSC que reúne colecionadores de todo o Brasil. A partir do encontro em Balneário, serão implementadas ações sociais beneficiando uma entidade da cidade-sede. A entrada no evento será de 1 kg de alimento não perecível e tudo que for arrecadado será destinado a S.O.S Vidas/BC, que atende moradores de rua.
 
Pelos velhos tempos
 
Como em todo encontro do RetroSC, não vão faltar atrações pra quem curte a nostalgia. Quem for até o local terá oportunidade de ver equipamentos, jogar, relembrar os velhos tempos, adquirir consoles e jogos, e, até mesmo, iniciar ali sua coleção. “Teremos expositores de São Paulo e Curitiba vendendo equipamentos diversos, incluindo consoles raros e jogos ainda lacrados”, avisa Loos.
 
O RetroSC também promove exposição de verdadeiras relíquias eletrônicas, troca de informações sobre equipamentos e jogos, manutenção e reparos, demonstrações e testes. Entre os objetivos do grupo, está a preservação da história da informática, dos jogos eletrônicos, mídia e publicações voltadas ao tema, pesquisa, restauro de equipamentos e softwares. 
 
“E isso tudo só é possível mediante troca de conhecimentos. Por isso queremos reunir entusiastas da difusão da cultura gamer e da história da microinformática. Queremos também que as novas gerações tenham esse contato, com entretenimento e confraternização de seus membros”, finaliza o também organizador do evento, Luiz Felipe Machado.
 
A Univali tem estacionamento (pago) e também cantina (aberta até 16h), para quem quiser almoçar no local.
 
Texto: Douglas Nazario (Jornalista e Retrogamer)

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS