sábado, 20 de abril de 2024
Geral
20/01/2020 | 15:03

Itajaí elabora edital do transporte público com base na decisão popular e estudos científicos

O Município de Itajaí encaminhou neste início de 2020 o edital para concessão do transporte público municipal para o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). A proposta é uma iniciativa inovadora ao ter como base a decisão popular, por meio da ferramenta Itajaí Decide, e os estudos acadêmicos do laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com o sinal verde do TCE-SC, será aberto o processo licitatório de concorrência pública para a empresa responsável por operar o transporte público em Itajaí. A nova licitação será inovadora no pagamento das tarifas, baldeações e acompanhamento do trajeto via aplicativo. O documento também estabelece a quantidade mínima de ônibus e o tempo de concessão. Tudo isso para oferecer o transporte público que os itajaienses anseiam e merecem.

Um dos desejos da população era a possibilidade de se pagar uma tarifa única e utilizar o serviço de transporte durante todo o dia. O novo edital prevê essa vantagem: uma tarifa com embarques ilimitados durante o dia. Outro pedido dos moradores que será atendido é o aumento da frota de ônibus. O edital exige a disponibilização de no mínimo 45 ônibus, sendo 13 micro-ônibus e cinco articulados. Todos os veículos deverão contar com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entradas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos.

Essa quantidade de ônibus transitará no município por linhas circulares, alimentadoras, troncais, especiais e rurais. Com essa nova lógica no transporte público, o usuário não precisará fazer a baldeação nos terminais de ônibus, além de oferecer um sistema utilizado em metrôs com linhas azuis, amarelas e verdes para identificar cada rota.

Itajaí Decide
Ferramenta de consulta popular criada pelo Município, o Itajaí Decide foi um dos norteadores das propostas para concessão do transporte público municipal. Entre as escolhas dos itajaienses contempladas no edital está a prioridade para o pedestre na mobilidade urbana, a tarifa única com viagens ilimitadas, descontos e benefícios para usuários de transporte público, faixas exclusivas e prioritárias para ônibus e aplicativo para acompanhamento dos ônibus.

O edital também leva em consideração o estudo elaborado pelo laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a concessão de 20 anos do transporte público na cidade.

Mudanças a partir da contratação da nova empresa
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Rodrigo Lamim destaca que as mudanças serão implantadas a partir da assinatura do contrato com a concessionária vencedora da licitação. “Por enquanto, seguimos com os serviços da contratação emergencial. As melhorias transformarão o modo de deslocamento na cidade, mas é necessário seguir os trâmites legais”.

Conheça as linhas
As chamadas “linhas troncais” terão origem no Terminal da Fazenda e seguirão nos eixos em direção à Praia Brava, Santa Regina, terminais da Ressacada, Cordeiros e Rodoviária. São linhas rápidas e semi-diretas pelas principais vias da cidade, ligando bairros com grande número de usuários.

Já as “linhas alimentadoras” ligam os eixos troncais de Itajaí. Os ônibus circularão em vias como as avenidas Ministro Luiz Gallotti, Campos Novos e ruas Indaial, José Pereira Liberato, entre outras.

As “linhas circulares” serão focadas nos bairros com micro-ônibus para ligar nas linhas alimentadoras e troncais. Com o objetivo de aproximar o usuário ao transporte coletivo, os veículos desta linha passarão pelos órgãos públicos nos bairros da cidade como creches, escolas e postos de saúde.

Algumas “linhas especiais” focarão na vocação turística de Itajaí e nos eixos de concentração empresarial para incentivar o uso de vale transporte pelos funcionários. Por fim, a “linhas rurais” terão algumas alterações ganhando uma maior frequência.

Vantagens para os passageiros
A compra da passagem única válida por um dia será opcional. O usuário também poderá adquirir planos semanais e mensais. Nestas modalidades, os usuários poderão ter um plano de vantagens com descontos nas passagens e até em lojas, parques e cinema. Já os que não utilizarem muito o serviço, poderão optar pelo pagamento de viagens individuais.

Além disso, as baldeações e trocas de linhas sem acréscimo no valor da passagem serão ilimitadas e possíveis em qualquer ponto de ônibus do percurso. A medida visa a incentivar a integração com outras formas de se transportar como bicicleta, patins. Atualmente, o usuário precisa trocar de linhas sem custos só nos terminais Cordeiros, Fazenda ou Ressacada para mudar de rota. O pagamento das passagens também será flexibilizado pela internet e aplicativos.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS