sábado, 20 de abril de 2024
Geral
16/01/2020 | 11:13

Raio X Digital pretende agilizar exames na saúde de Penha

Já se encontra em fase experimental de funcionamento mais um avanço na rede pública municipal de saúde de Penha: o raio-x digital, que vem substituir o equipamento analógico, atualmente instalado no Pronto-Atendimento da cidade. A perspectiva é que já a partir da próxima semana, todos os exames de raio x sejam feitos pelo equipamento, após o treinamento da equipe de radiologia que acontece esta semana.

“Não apenas na redução de custos, mas também na promoção da preservação ambiental é muito interessante que não precisaremos mais usar elementos químicos para a revelação do raio x, porque agora tudo será por computador”, explica a técnica em radiologia, Eliza Maurina Coelho.

Mais importante ainda é que no caso de algum exame não ficar muito claro porque houve pouca exposição de radiação, o paciente não precisará fazer novamente o exame, já que é possível corrigir a imagem com a própria tecnologia digital. “A pessoa não precisará ser exposta novamente a radiação, isso com certeza é um benefício à saúde dos pacientes”, aponta o secretário da saúde de Penha, Sérgio de Mello.

Graças ao equipamento, a imagem radiografada de estruturas internas do corpo é imediatamente gerada no computador, e pode ser rapidamente encaminhada para o profissional que a requisitou. Enquanto na rede pública de saúde, a perspectiva é que reduza o tempo de espera de 15 para 5 dias, no caso de emergências no P.A. a entrega do exame será praticamente imediata.

Além disso, a tecnologia também permitirá aos médicos uma análise melhor de cada raio x, percebendo patologias obscuras, dando assim um diagnóstico mais preciso.

Atualmente utilizando até o início dessa semana um equipamento de quase 20 anos de uso, cerca de 1.500 exames de raio x são feitos por mês na cidade de Penha. Com a implantação do raio x digital, a secretaria de saúde espera garantir não só o aumento desse atendimento, como evitar possíveis interrupções: “Não teremos mais o problema da manutenção de um equipamento velho, pois o equipamento digital é locado, sua manutenção é responsabilidade da empresa, que garante a substituição rápida do equipamento caso necessário. Isso vai garantir que sempre que necessário, tenhamos o raio x a disposição, dando rapidez e qualidade no atendimento da população de Penha”, conclui Sérgio de Mello.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS