quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/01/2020 | 17:01

Porto de Itajaí vai realizar primeiro teste na nova Bacia de Evolução

O Porto de Itajaí fará a primeira manobra especial de testes na nova Bacia de Evolução. A manobra, programada para iniciar às 11 horas desta quinta-feira (16), será realizada com o navio “Valor”, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura (boca). No momento da atividade, o canal de acesso ao porto será totalmente fechado, quando a travessia do Ferry Boat e da frota pesqueira será interrompida. O teste deverá durar de 40 minutos a uma hora.

O navio “Valor”, pertencente ao armador Evergreen (Malta), tem chegada prevista para a tarde desta quarta-feira (15), a partir das 17h. Nesta quinta-feira, quando desatracar, por volta das 11 horas, será rebocado de ré até o local do teste na Nova Bacia. Após essa etapa, a embarcação fará um giro de 180º e seguirá seu destino marítimo até o porto de Paranaguá (PR). Após a conclusão desta primeira etapa de obras, a Bacia de Evolução passa a contemplar 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) vão monitorar o trânsito nas vias próximas ao Ferry Boat. Inspetores da Guarda Portuária também acompanharão os trabalhos, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança a todos os envolvidos no teste. Em caso de mal tempo ou com condições climáticas que não favoreçam tal atividade, toda a manobra será cancelada e uma nova data será informada ao público.

O Porto de Itajaí informa, ainda, que estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de 300 metros na nova Bacia de Evolução, ainda sem datas definidas. Assim como este primeiro teste, todas as operações serão acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), praticagem, rebocadores e profissionais do terminal portuário.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS