quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/01/2020 | 10:17

Museus de Itajaí são opções de lazer neste período de férias

Verão é sinônimo de praia. Mas isso não quer dizer que esta seja a única opção de lazer para a família. No mês de janeiro, quando as crianças podem aproveitar um pouco mais o tempo livre do recesso escolar, nem sempre os pais estão de férias, e por isso outras opções de lazer podem surgir – principalmente para os dias de meio de semana. Em Itajaí, os museus da cidade são lugares onde é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Neste ano, a novidade no Museu Etno-arqueológico de Itajaí, que fica no bairro Itaipava, é uma exposição de brinquedos antigos. O acervo, oriundo de coleções particulares, destaca a diversidade dos brinquedos e brincadeiras de criança em diferentes épocas e lugares pelo mundo. A mostra, gratuita, que vai até o dia 31 de março de 2020, está aberta ao público de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.

Na visita ao Museu Etno-arqueológico também é possível conhecer todo o acervo arqueológico do local, proveniente de um sítio arqueológico encontrado em Bombinhas (SC). Há, ainda, um vasto acervo etnográfico, composto de ferramentas, louças, talheres, móveis e utensílios, entre outros, além do acervo da estação ferroviária, que inclui uma réplica de um trem Maria Fumaça e objetos pertencentes aos funcionários da antiga estrada de ferro.

No centro da cidade, o Museu Histórico de Itajaí (rua Hercílio Luz, nº 681) é outra opção de lazer para este início de ano, quando crianças e adolescentes, devido aos horários de trabalho dos pais, costumam passar alguns dias na casa de tios ou avós. No Museu Histórico, o passeio na companhia de familiares ou amigos pode ser feito de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h.

“Para as crianças, em especial, a visita aos nossos museus na companhia dos avós passa a ser uma experiência única, pois os objetos ali expostos somam-se às experiências vividas por essas pessoas de mais idade, que costumam trazer na oralidade o conhecimento e o resgate de histórias e personagens de nosso povo, muitas vezes em fatos e situações que eles próprios ou seus antepassados presenciaram”, argumenta Evelise Moraes Ribas Wiersinki, gerente do Museu Histórico de Itajaí.

Inaugurado em 1982 pelo colecionador João Amaral Pereira, o Museu Histórico de Itajaí mantém exposições temáticas (de curta e longa duração) que dão destaque a objetos de uso cotidiano, tecnologia, mobiliário de época, ferramentas, maquetes, obras de arte e esculturas sacras. O local é responsável por um acervo de mais de 16 mil peças, as quais representam a história de Itajaí e região desde o período colonial.

Biblioteca Municipal tem troca-troca de gibis

Uma visita à Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior pode ser outro programa para a família nas tardes de verão. Com um acervo de 33 mil títulos, que incluem literatura infantil, infanto-juvenil e HQs, o local atende neste mês de janeiro somente no período vespertino, das 13h às 19h.

A Biblioteca Municipal traz ainda outro atrativo para crianças e adolescentes, o troca-troca de gibis usados, onde a quantidade trazida é trocada pelo mesmo número de exemplares disponíveis, independentemente dos títulos. Um almanaque da Turma da Mônica poderá ser trocado por outro do Mundo Disney, por exemplo. Doações de gibis também são aceitas.

As crianças, acompanhadas por um adulto, podem retirar livros da Biblioteca Norberto Cândido Silveira Júnior. Para isso, basta o pai, a mãe ou outro responsável assinar o Termo de Autorização, que deve ser preenchido com os dados pessoais do responsável, além de uma fotocópia de um documento com foto e um comprovante de residência.

Museu Etno-arqueológico de Itajaí
Exposição de brinquedos antigos
Local: Avenida Itaipava, 3901, bairro Itaipava; Itajaí (SC)
Data: Até 31/03/2020 – Entrada gratuita
Horário: Terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h
Informações: (47) 3346-5715

Museu Histórico de Itajaí
Rua Hercílio Luz, 681, centro; Itajaí(SC)
Horário: terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h
Informações: (47) 3045 7574

Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior
Local: Rua Heitor Liberato, 1.100, bairro São João; Itajaí (SC)
Horário: Excepcionalmente, em janeiro atende das 13h às 19h
Informações: (47) 3348-3322


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS