segunda, 13 de julho de 2020
10/12/2019 - 11:34

Autorizado o início da maior obra de prevenção de alagamentos na história de Itajaí

Macrodrenagem do Rio Bonito beneficiará todo o bairro do São Vicente

Mais de cinco quilômetros de tubos e galerias em um investimento de R$ 15.641.778,77 resumem a magnitude do maior projeto de macrodrenagem da história de Itajaí. Em ato oficial de assinatura da ordem de serviço, o Município autorizou o início das obras de prevenção de alagamentos na bacia do Rio Bonito, no bairro São Vicente.

Na solenidade, o prefeito Volnei Morastoni destacou como ?uma das obras mais importantes para a infraestrutura de Itajaí, porque soluciona grandes problemas na vida das pessoas?. O prefeito lembrou os pedidos dos moradores que sofrem com a subida das águas das chuvas pelos bueiros das ruas e ralos dentro de casa.

Com mais de cinco quilômetros de tubos e galerias, a rede de macrodrenagem da Bacia do Rio Bonito atenderá 10 ruas: Arquiteto Nilson Edson dos Santos, Biguaçu, Acedilio Monteiro de Lima, Eudoro Silveira, Erico Veríssimo, Bom Retiro, Erotides da Silva Fontes, Expedicionário José Inácio Silveira, Orleans e Satyro Loureiro.

A região é uma das mais prejudicadas por alagamentos em Itajaí. Serão 882 metros de galerias de 2,5 m x 1,5 m, 900 metros de galerias de 2 m x 1,5 m e 878 metros de galerias de 1,5 m x 1,5 m. Em tubulações serão 704 metros de tubos de 1,2 metro de diâmetro, 773 metros com tubos de um metro e 537 metros de tubos com 80 centímetros de diâmetro. Um total de 5 quilômetros e 79 metros de rede.

?Esta é uma obra sonhada pela comunidade. Uma obra prioritária?, classificou o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé. Ele explica que as galerias da rua Biguaçu vão coletar as águas da rede para melhorar a vazão das águas de todo o bairro São Vicente até o rio Itajaí-Mirim.

O canteiro de obras e as primeiras galerias já começam a chegar em um terreno na rua Nilson Edson dos Santos. O material será depositado no local para facilitar e agilizar os serviços na região. A implantação das galerias começará em janeiro de 2020. A obra tem prazo de um ano, mas será realizada em etapas para minimizar o impacto das intervenções para os moradores. 

Segunda, 13 de julho de 2020
Pompéia inaugura nova loja em Itajaí
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros