terça, 19 de março de 2024
Geral
10/12/2019 | 11:31

Operação especial marca instalação dos elevadores mais rápidos do Brasil no Yachthouse by Pininfarina, em Balneário Camboriú

A tecnologia de ponta empregada no maior edifício da América Latina está cada vez mais aparente com o andamento das obras. Na etapa atual, estão sendo instalados os 10 elevadores para atendimento direto dos apartamentos das torresdo Yachthouse by Pininfarina, os mais rápidos do país, com capacidade de se deslocar 6 metros por segundo e percorrer em menos de um minuto os 81 andares do prédio. As equipes da Elevadores Atlas Schindler trabalham para içar e instalar as peças que somam mais de 35 toneladas.

Para a operação, primeiro foi necessária uma movimentação horizontal, com o armazenamento das máquinas no andar térreo. O passo seguinte foi a movimentação das peças guardadas até os poços, por meio de empilhadeiras. Já o içamento do térreo até o 80º pavimento está sendo feito com um guincho instalado na casa de máquinas. “A movimentação é realizada para facilitar a chegada do equipamento até a casa de máquinas, na parte superior do edifício”, reforçam Anderson Rugero e Fabio Rengies, da Elevadores Atlas Schindler.

Estes já são os elevadores definitivos, embora alguns detalhes sejam finalizados somente mais perto da entrega do Yachthouse by Pininfarina, neste caso, as chamadas externas (sistema de gerenciamento de tráfego Port Technology, onde a chamada é feita diretamente no hall dos andares, ao invés de sistemas convencionais de senhas ou biometria nas cabinas) e o comissionamento final (ar-condicionado, interligação de chamadas, sistema de comunicação e controle). Também para evitar contratempos, a parte de revestimento de piso e parede finais (um alumínio com face amadeirada) serão colocados apenas próximo da inauguração da obra.

O engenheiro Davi Rotilli, da Pasqualotto & GT, comenta que toda a grandiosidade do projeto do Yachthouse by Pininfarina é possível ver também nesta etapa dos elevadores. “A casade máquinas, por exemplo, é especial, com uma monovia (espécie de guincho). Ela é utilizada para oiçamento dos motores que são muito pesados e este mesmo equipamento possibilita manutenções e possíveis reparos futuros,com toda segurança necessária”, destaca.

 

Os números ligados aos elevadores do Yachthouse by Pininfarina

- 22 elevadores no empreendimento;

- 10 elevadores para atendimento direto dos apartamentos;

- 35 toneladas de motores;

- Percurso de 275 metros em menos de 1 minuto

 

Créditos: Divulgação Pasqualotto & GT


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS