segunda, 13 de julho de 2020
10/12/2019 - 11:27

Fundo Patrimonial Amigos da Univali será gerido por Associação

Assembleia geral de constituição da entidade ocorreu na última sexta-feira (6)

Uma nova associação civil sem fins lucrativos nasceu na tarde da última sexta-feira (6), em Itajaí (SC). A entidade administrará o Fundo Patrimonial Amigos da Univali, uma alternativa jurídica para atender à demanda de interessados em contribuir com iniciativas e projetos desenvolvidos pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Empresários, egressos, representantes do Conselho Gestor, colaboradores e funcionários aposentados da Universidade marcaram presença na assembleia geral de constituição da Associação.

Por meio deste fundo, que encontra previsão em lei federal, será possível captar, gerir e destinar doações de pessoas físicas e jurídicas a iniciativas de ensino, ciência, tecnologia, pesquisa, inovação, cultura, saúde, meio ambiente, assistência social, desporto, segurança pública e direitos humanos. O Fundo Patrimonial Amigos da Univali segue o modelo dos endowments funds, ainda incipiente no Brasil, mas amplamente utilizado pelas maiores universidades do mundo, nas quais empresas privadas, mecenas e ex-alunos contribuem com as instituições de ensino, de forma espontânea, para auxiliar na manutenção de suas estruturas, atividades e objetivos institucionais, principalmente nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O modelo já é realidade em universidades estrangeiras renomadas, como em Harward, Yale, Princeton e Stanford, nos Estados Unidos.

No encontro de sexta-feira, o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, conduziu os trabalhos iniciais, em que foram apresentadas a proposta do Fundo, entidades com propostas semelhantes já instaladas no Brasil e aspectos legais, estes esclarecidos pelo procurador geral da Fundação Univali, professor Rodrigo de Carvalho. Feito isto, estabeleceu-se a assembleia de constituição da nova associação, com eleição e posse do Conselho de Administração, da Diretoria e do Conselho Fiscal, seguido da discussão e aprovação do estatuto da entidade.

?A ideia é que a gratidão gere oportunidades. É uma forma de muitos que foram auxiliados de alguma forma retribuírem à instituição. Trata-se de um momento importante para a Univali e toda a comunidade, pois passamos a contar com um mecanismo legal que viabiliza doações de forma transparente, dando à Associação autonomia e independência em relação à sua gestão administrativa, jurídica, patrimonial, econômico-financeira e contábil", ressaltou Cechinel.

Na oportunidade, o reitor ressaltou, ainda, que a iniciativa consolida mais um marco previsto em seu plano de gestão Conectar e Inovar. Ele anunciou e parabenizou os membros do Conselho de Administração da Associação, que terá como presidente o empresário Osny Serafim e, como vice-presidente, a funcionária aposentada da Univali, Beatriz Guedes. ?Eu acredito muito nesta proposta e tenho expectativa que estas conexões irão gerar talentos por meio de doações em prol da educação", ponderou.

Segunda, 13 de julho de 2020
Pompéia inaugura nova loja em Itajaí
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros