quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/12/2019 | 11:02

Observatório Social de BC promove ação para marcar o Dia de Combate à Corrupção

Para marcar o Dia Nacional de Combate à Corrupção, o Observatório Social de Balneário Camboriú promoverá, no sábado (07), uma ação para sensibilizar a sociedade sobre os reflexos negativos da corrupção e a importância do controle social para inibir atos ilícitos no poder público. O ato acontecerá das 9h às 16h, no Molhe da Barra Sul, em Balneário, com a distribuição de material informativo. Os voluntários do Observatório também irão explicar para a comunidade o trabalho realizado pela entidade desde sua criação, como o acompanhamento de mais de 1.200 licitações na cidade, além de expor as metas para os próximos dois anos. 

 

O presidente do OSBC, Jailson de Oliveira Felipe, explica que a ação busca reforçar a importância do envolvimento da comunidade, mesmo que em pequenas iniciativas. “O objetivo é despertar uma reflexão sobre a importância do controle social como arma de combate e inibição a corrupção”, explica. O Brasil é 105º no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), promovido pela organização não-governamental Transparência Internacional, com 35 pontos ao lado da Argélia, Egito e Peru. O estudo realizado em 2018 avaliou 180 países. Este é o pior resultado desde 2012, o que sinaliza que o país é considerado cada vez mais corrupto.

 

Com seis anos, o Observatório já acompanhou mais de 1.200 licitações feitas pelo Poder Público. A entidade conseguiu reduzir cerca de 20% nos valores previstos com licitações entre 2014 e 2018; impôs a obrigatoriedade da utilização do Termo de Referência em todos os processos licitatórios; e indicou melhorias ao Portal da Transparência. Só no último ano, foram 105 erratas em editais e 32 empresas penalizadas por não cumprirem com o contrato.

 

A instituição pretende levar para escolas públicas, a partir desta gestão, o projeto “Cidadania nas Escolas”, como forma de ensinar crianças e adolescentes sobre a correta aplicação e fiscalização do dinheiro público. O Observatório Social de Balneário Camboriú pretende ainda acompanhar as obras licitadas pelo Município e o desempenho dos vereadores, além de desenvolver um estudo sobre os partidos, candidatos e eleitores durante as eleições de 2020. “Ações de sensibilização como esta contemplam a meta de qualificar a comunicação com os moradores e a imprensa, mostrando nossos trabalhos e reforçando a importância da fiscalização dos gastos com serviço público”, finaliza Oliveira Felipe.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS