quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Redes Sociais
14/11/2019 | 15:51

Entenda todo o caso do médico que foi agredido no Hospital Marieta em Itajaí

Um médico do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, teve graves ferimentos no rosto ao ser agredido pelo companheiro de uma mulher em trabalho de parto, na manhã de quarta-feira (13). Ele teria se irritado com a recomendação do obstetra para que a mulher caminhasse pelo corredor do hospital, para aumentar a dilatação.

O hospital informou que o médico passará por cirurgia de reconstrução no rosto durante a tarde. O agressor fugiu e seguiu com a mulher para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, onde foi preso pela Polícia Militar.

Em nota, o Hospital Marita afirmou que "repudia veementemente a agressão". A unidade de saúde afirma que a paciente "estava sendo atendida em trabalho de parto dentro dos protocolos do Ministério da Saúde, quando o seu marido - agressor - inesperadamente deferiu socos no médico assistente".

O hospital termina o comunicado informando que tomará todas as medidas para dar suporte assistencial ao médico, e para que o agressor "suporte as consequências legais dessa condenável atitude".

 

Investigação Policial

O delegado Rodrigo Andrade, da Divisão de Investigações Criminais de Itajaí (DIC), confirmou que o caso de agressão foi motivado por ciúmes. O agressor, um homem de 45 anos, professor e lutador de artes marciais, teria se incomodado porque não queria que a mulher fosse atendida sozinha. O delegado disse que o homem agrediu o médico porque não queria que fizessem o exame sem a presença dele.

Segundo relato de uma colega obstetra, Jean Griebeler, o médico obstetra, recebeu e examinou a paciente. O marido insistiu para entrar com a mulher na sala - o que não é autorizado, segundo a médica, porque há outras pacientes que também ficam no mesmo local. A mulher estava com 40 semanas de gravidez e 3 centímetros de dilatação, em início de trabalho de parto.

O agressor atingiu o médico Jean Griebeler no rosto e no peito. Depois, seguiu com a mulher para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, onde foi preso pela Polícia Militar. Ele vai passar por audiência de custódia nesta quinta-feira à tarde.

De acordo com a Polícia Civil, o agressor já respondeu processos por ameaças e lesão corporal.

 

Cirurgia

O médico Jean Griebeler está no último ano de residência em ginecologia e obtetrícia. Ele passou por cirurgia de reconstrução facial na quarta-feira, para reimplante de dentes.

A agressão repercutiu entre os médicos e diversas entidades se manifestaram a respeito do risco a que eles estão expostos durante os atendimentos. O Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), em nota de repúdio, diz que o caso de Itajaí não é isolado, e que "o médico tornou-se, equivocadamente, o responsável pelas mazelas inerentes a um sistema de saúde deficitário".

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) exigiu, em nota, apuração rigorosa dos fatos e imediata punição do agressor. "Da mesma forma, a entidade clama para que sejam garantidas, pelos gestores públicos e privados da saúde, as condições dignas de trabalho aos médicos e profissionais do setor, com a segurança indispensável nos hospitais e nos postos de atendimento à população de toda Santa Catarina".

 

COSEMESC repudia agressão a médico

O Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) manifesta repúdio ao episódio de agressão sofrido por um médico residente de Ginecologia e Obstetrícia, ocorrido na quarta-feira, 13 de novembro, durante atendimento no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

O COSEMESC condena qualquer tipo de agressão e entende que não há justificativas para atitudes dessa magnitude. Contra os profissionais da saúde essa situação se torna mais grave tendo em vista que estes se dedicam a prestar o melhor atendimento aos cidadãos.

O episódio de Itajaí não é fato isolado. Médicos e demais profissionais da saúde são frequentemente vítimas de agressões físicas e verbais no exercício profissional.

 

Informações: NSC Total, Dagmara Spautz e OCP News


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS