sexta, 29 de março de 2024
Geral
Foto: Ana Marcolina
14/11/2019 | 11:03

Espetáculo “A greve do sexo” estreia neste fim de semana em Itajaí

A greve do sexo é uma comédia famosa de Aristófanes. Escrita e encenada na Atenas clássica em 411 a.C. Neste fim de semana, (dias 16 e 17 de novembro), os jovens atores do grupo de estudos de teatro da produtora Anchieta Arte Cênica, vão recriar o teatro grego no palco da Casa da Cultura Dide Brandão, centro de Itajaí. As apresentações começam às 20h e o ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada, antecipado ou com uma caixinha de leite).

''O espetáculo discute o corpo da mulher como objeto e símbolo de liberdade. O sexo, a desigualdade entre gênero, a violência contra a mulher e a política, temas pertinentes que a cada dia se tornam mais urgentes dialogar e combater'', comenta a diretora do espetáculo Ana Luiza Marcolina.

A peça se passa num mundo apocalíptico, em uma sociedade onde se instaurou um regime totalitário baseado nas decisões dos homens, uma seita religiosa que tem como crença a superioridade do sexo masculino e onde são retirados os direitos das mulheres. Lisístrata, uma mulher exausta com a desigualdade, também cansada da guerra que está sendo travada em busca de mantimentos resolve por em prática um grande plano para reverter a situação, ela arma uma greve de sexo que tem o apoio de todas as mulheres. Para alcançar seu objetivo elas ocuparam a base, e tomaram conta dos únicos mantimentos existentes no local, gerando vários questionamentos no modo de governo atual.

O espetáculo faz parte do projeto “Anchieta Arte Cênica 2x3 - Espetáculos e Oficinas”, que inclui pesquisa e montagem de dois textos clássicos da dramaturgia cômica. Junto com a peça A greve do sexo, o Inspetor Geral também foi montado. Ao decorrer deste ano a Profª e drª Vera Collaço, a atriz e Ms.  Ana Paula Beling, o ator e diretor Pepe Sedrez e a atriz e produtora Vanderléia Will participaram do projeto como convidados, ministrando oficinas e apresentando espetáculo.

''A programação surge para oportunizar um intercâmbio entres os 35 jovens participantes com importantes fazedores das artes cênicas de Santa Catarina'', acrescenta Valentim Schmoeler, responsável pela produtora Anchieta. O projeto é realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM TERMINALS.  

 

Anchieta Arte Cênica: 34 anos levando o teatro pelas estradas de Santa Catarina

Desde que fizeram as malas e disseram: e seja o Deus quiser... O grupo nunca mais parou de viajar. O Anchieta é um dos pioneiros a trabalhar com teatro popular em Santa Catarina e há 34 anos viaja pelo estado com um grupo base de quatro atores e atrizes, levando teatro para escolas e comunidades, além disso, mantém um grupo de pesquisa, o Aeca - Alunos do Exercício Cênico Anchieta - atualmente formado por 35 adolescentes e jovens, moradores de diversos bairros de Itajaí. Na grande maioria, o primeiro contato deles com o teatro é nas atividades oferecidas anualmente pela produtora Anchieta Arte Cênica. O grupo de estudo mantém encontro semanal na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS