quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/11/2019 | 10:22

Projeto "Entre Contrastes - da Indústria ao Artesanato Catarinense" terá como temática o mar em Balneário Piçarras

O Sebrae/SC, em parceria com a Fundação Cultural de Balneário Piçarras, está desenvolvendo o projeto “Entre Contrastes - da Indústria ao Artesanato Catarinense” com 20 artesãs do município. A ação, que tem o objetivo de estimular o protagonismo do artesanato catarinense com foco na sustentabilidade, mercado e no relacionamento com a indústria, escolheu o mar como tema para homenagear a cidade de Balneário Piçarras.

Desde o início do segundo semestre o projeto realizou capacitações e consultorias. Estão sendo executadas consultorias para desenvolvimento de produto, os segmentos abordados são moda e praia, e a temática é o mar, usando resíduos da natureza e industriais. Em dezembro, os produtos confeccionados serão apresentados à toda comunidade. Segundo a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Silvana Maria Rebello, o projeto destaca a cultura popular do município. “Está sendo muito bacana realizar este projeto, porque mais uma vez o Sebrae vem para intensificar e qualificar os produtores artesanais de Balneário Piçarras, colocando em evidência a parte cultural da cidade”, ressalta.

Diversas outras atividades foram realizadas nos municípios que fazem parte da Gerência Regional do Sebrae da Foz do Itajaí. Destaque para a realização da missão empresarial ao evento Circuito Criativo Entre Contrastes em Florianópolis, com participação de 45 artesãos de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. O Circuito Criativo foi parte integrante do Floripa Conecta, que despertou nos participantes o empreendedorismo colaborativo e a economia criativa, para ampliar possibilidades de desenvolvimento e inspirar novos empreendedores. Em parceria com os municípios da Foz do Itajaí, foram organizados encontros para apresentação do Projeto Entre Contrastes e palestra “A Importância da Identidade Cultural no Artesanato como diferencial competitivo”.

Além dessas ações, o projeto em parceria com o município de Balneário Piçarras, apoia iniciativas locais com foco em economia criativa, a qual está compreendida o artesanato,  a produção associada ao turismo, a gastronomia, o fortalecimento da cultura das diferentes etnias, por meio de eventos promovidos pela Fundação. O calendário cultural para os meses de novembro e dezembro trazem para o município o Encontro das Benzedeiras, o Pirão Cultural, a Feira do Livro, o Encontro Estadual de Artesanato, entre outras iniciativas. Assim, o município se destaca como referência no desenvolvimento da sua cultura local.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS