quinta, 28 de março de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
18/10/2019 | 11:11

Porto de Itajaí poderá receber navios de 336 metros já em novembro

Embora um pouco remota, existe a possibilidade do Complexo Portuário do Itajaí operar ainda em novembro navios com 336 metros de comprimento. O su­perintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, diz que as obras foram concluídas no final de agosto e a homologação dos parâmetros de navegação da nova área de manobras pode ser concluída pela Ma­rinha do Brasil a qualquer momento.

“Fizemos todos os estudos e levanta­mentos que a Marinha solicitou e os apre­sentamos, tanto aqui em Santa Catarina, como no Centro de Hidrografia da Mari­nha, em Niterói e esperamos para qual­quer momento a homologação da nova bacia de evolução e o imediato de navios de até 350 metros”, informa Veiga.

Segundo o superintendente, se a auto­rização ocorrer até 22 de outubro, tem já um navio de 336 metros agendado para 22 de novembro. Caso a homologação ocorra após essa data, esses navios co­meçam a operar no complexo portuário a partir da segunda quinzena de dezembro.

“As empresas armadoras precisam de um certo tempo para poderem projetar esses carregamentos, geralmente na Ásia, e isso leva em torno de um mês”, acres­centa Veiga. Com o início das operações na nova bacia a Autoridade Portuária um avanço imediato de 30%.

A Autoridade Portuária e a Praticagem de Itajaí também aguardam autorização da delegacia local da Capitania dos Por­tos para a realização de manobras experi­mentais na nova bacia.

“Junto com as obras da nova bacia de evolução o Porto de Itajaí também fez investimentos em sinalização náutica e equipamentos para medir correntes, on­das, hidrodinâmica, o que vai garantir maior segurança às operações na foz do Rio Itajaí-Açu”, diz Veiga. O superintenden­te destaca que Itajaí é o segundo porto brasileiro a contar com tal equipamento.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS