quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/10/2019 | 17:30

Jovens com síndrome de Down participam de projeto de Gastronomia

Um grupo de jovens atendidos pela Associação Amor pra Down participa de oficinas de culinária sem glúten, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú. O projeto foi criado pelo curso de Gastronomia com o objetivo de orientá-los para que tenham mais autonomia e independência na cozinha. As aulas iniciaram ontem, dia 16 de outubro, e serão ministradas todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17h, até o final do ano.

 

Pesquisas indicam que pessoas com síndrome de Down têm dificuldade na absorção do glúten. Por isso, acadêmicos bolsistas e professores de Gastronomia apresentarão técnicas de fabricação de alimentos livres dessa proteína ao grupo de jovens participante. Eles estarão acompanhados de familiares, que também aprenderão a fazer algumas receitas sem glúten.

Janaína Domingues, professora do curso de Gastronomia responsável pelo projeto, comenta que a Univali tem tido um papel importante na comunidade ao participar e fomentar trabalhos como esse, que melhoram a vida das pessoas: “Ensinamos e aprendemos com esses jovens, temos a compreensão de que investir em independência e autonomia é fundamental para uma vida mais equilibrada e saudável", afirma.

Lívia Braggio, psicóloga clínica, ressalta que esses jovens precisam de estimulação constante. “É preciso capacitar o sujeito para que consiga executar ações por si só, como atos cotidianos básicos de sobrevivência", pondera. Ela acredita que pessoas com síndrome de Down têm capacidade para desenvolver autonomia e precisam que a família as estimule desde cedo, ajudando no desenvolvimento da identidade.

As atividades ocorrem semanalmente, no Laboratório de Gastronomia do Campus Balneário Camboriú, localizado no bloco 4.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS