quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/10/2019 | 17:42

Balneário Piçarras: Unidades de Saúde ofertam gratuitamente testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites C e B

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras informa que realiza gratuitamente, em todas as suas Unidades Básicas de Saúde, testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os testes também são ofertados no Programa de Combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS, Tuberculose e Hanseníase, que fica nos fundos Pronto Atendimento 24h.

 

"São testes com resultados disponíveis em, no máximo, 30 minutos", informou a técnica de enfermagem do programa, Marceli de Andrade Crestani. Nas unidades, basta o paciente procurar a enfermeira responsável, em qualquer horário do período de funcionamento da UBS, e solicitar a realização do teste. "A demanda é livre, sem necessidade de agendamento", reforçou Marceli.

 

A enfermeira do Programa, Schirlei Maiara Bento, ressalta que o paciente recebe o resultado na hora, de forma individual. "A depender do resultado, o paciente é encaminhado para o setor responsável com o intuito de uma consulta mais técnica e o início dos tratamentos necessários - ou ainda para realização do exame laboratorial, mais complexo". Somente este ano, foram 1.064 exames laboratoriais de Sífilis.

 

Segundo Schirlei, a Sífilis é a doença com o maior percentual de crescimento no município. "Principalmente entre os jovens de 20 a 29 anos. Isso demonstra que os jovens não estão mais utilizando o preservativo - algo extremamente ligado à mentalidade liberal", lamentou a enfermeira. Em 2019, foram 42 novos casos da doença registrados, sendo 13 casos em gestantes. "Felizmente nenhum caso evolui para congênita, com risco de afetar o feto. Mas é um número alto e que denota, mais uma vez, o sexo sem prevenção", acrescentou Schrilei.

 

A enfermeira da Educação Continuada da Atenção Básica, Ivia Rodrigues, ressalta que a Sífilis "é uma doença simples quando tratada corretamente. Se o paciente cumprir à risca as determinações médicas, em três semanas está curado". A principal forma de transmissão ou contágio da sífilis é através da relação íntima sem uso de preservativo. O risco de contaminação é ainda maior quando há lesões ou feridas na vagina ou no pênis, pois facilita a passagem da bactéria para o sangue.

 

O Programa de Combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS, Tuberculose e Hanseníase do município pontua ainda que atualmente 140 pessoas fazem o tratamento mensal de HIV. "Não significa que necessariamente sejam moradores de Balneário Piçarras, pois muitos preferem fazer o tratamento em outra cidade, assim como nós recebemos pacientes de outros municípios", finalizou Schirlei.

 

As UBS's também oferecem gratuitamente preservativos masculinos e femininos. "A camisinha é a única forma eficaz de proteger a si mesmo das doenças sexualmente transmissíveis. Praticar sexo seguro significa dar e receber prazer sexual sem riscos. Ser sincero um com o outro é fator decisivo para esse processo de saúde plena", encerrou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS