terça, 16 de abril de 2024
Geral
15/10/2019 | 09:24

33ª Marejada já distribuiu mais de 13 mil litros de água gratuitamente

As ações de sustentabilidade da 33ª Marejada já apresentam resultados positivos. Nos seis primeiros dias de evento, foram distribuídos gratuitamente 13.625 litros de água para os visitantes em bebedouros e filtros da empresa Europa. A medida inovadora, implantada neste ano, evitou o descarte de 27.250 garrafas e mais de 77 mil copos plásticos. A festa, que tem entrada gratuita, já recebeu mais de 94 mil pessoas até este domingo (13).

“Além do copo ecológico, das embalagens recicláveis e dos talheres de madeira, também evitamos o descarte de plásticos com o fornecimento de água gratuitamente. Tudo isso tem deixado a festa extremamente limpa e levado a mensagem da sustentabilidade para cada vez mais pessoas”, destaca o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.

Ao entrar na 33ª Marejada, o visitante encontra cerca de 30 bebedouros com água purificada e gratuita. Profissionais da Europa ainda circulam pelos ambientes ofertando água em filtros portáteis para os frequentadores. O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Itajaí (Semasa) também conta com um espaço no evento com bebedouros disponíveis para o público. Até o fim da Marejada a expectativa é evitar o consumo de 900 mil copos plásticos.

Gerenciamento de resíduos
Outra estratégia importante da festa é o Plano de Gerenciamento de Resíduos, que realiza o manejo adequado dos resíduos sólidos. Durante o evento, funcionários da Cooperfoz fazem a segregação dos materiais que irão para reciclagem. Pela festa ainda estão disponíveis diversas lixeiras de papelão fornecidas pela empresa Klabin, que também é responsável pela confecção das embalagens e talheres usados na área gastronômica.

O plano de sustentabilidade da festa conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente e reafirma o compromisso de Itajaí com o meio ambiente e com o protocolo Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU), assinado durante a regata Volvo Ocean Race, em abril de 2018.

Vendas em alta
Nos primeiros seis dias, os restaurantes da festa contabilizaram 22.654 pratos vendidos, entre os preferidos estão a sardinha na brasa e risoto de camarão, por exemplo. O consumo de chope também registrou bons números: foram vendidos mais de 25,6 mil litros.

A Marejada 2019 segue até 20 de outubro, no Centreventos Itajaí. Acesse a programação artística aqui.

Confira a cobertura fotográfica completa da Marejada 2019.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS