sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/10/2019 | 10:07

Entidades ligadas ao rio Itajaí-mirim unem forças

O Semasa recebeu em sua sede nesta quarta-feira (09/10) representantes de entidades interessadas em monitorar o rio Itajaí-mirim e assegurar o abastecimento da região a longo prazo. A reunião foi aberta por uma apresentação que revelava indícios de despejos ilegais de efluentes, que preocuparam os técnicos de saneamento em julho deste ano, motivando alterações na rotina de tratamento, como o aumento da dosagem de cloro. O problema que ultrapassou os limites municipais deu ensejo à propostas de união de forças entre as instituições de diferentes esferas.

 

Para embasar o alerta e o pedido de colaboração, o Semasa contratou um serviço de coleta e análise laboratorial de 12 pontos no rio, que foram feitos por quatro semanas durante os meses de agosto e setembro. Os parâmetros analisados foram fósforo total, pH, alcalinidade bicarbonatada, DQO, nitrogênio amoniacal, oxigênio consumido, sulfatos, sulfetos e sulfactantes. As anomalias observadas nos valores são um forte indicativo da ocorrência de lançamentos de esgotos domésticos e industriais.

 

Entre as entidades representadas na reunião, além do próprio Semasa, compareceram a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Instituto Cidade Sustentável de Itajaí (ICS), a Polícia Militar Ambiental, o Samae de Brusque, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema) e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-açu, por meio de sua representante do Porto de Itajaí.

 

As reuniões serão realizadas mensalmente, após convite aos demais municípios e entidades interessadas que não puderam estar presentes nessa conversa inicial.

 

Para o superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Brusque (Fundema), Cristiano Olinger, a comprovação dos responsáveis por despejos irregulares é difícil e a fiscalização será eficiente se houver monitoramento contínuo. "Devemos ser mais rigorosos e sentíamos falta desse trabalho conjunto. Todos os municípios a montante do rio devem ser inseridos nesse processo", afirma Olinger.

 

Conforme o diretor geral do Semasa, Osvaldo Gern, a atenção ao rio deve ser proporcional à sua importância e potencial: “O Itajaí-mirim é o único rio apto a atender o desenvolvimento acelerado da região, por conta de sua vazão e posição estratégia. Precisamos nos preparar para o futuro”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS