sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/09/2019 | 18:12

Secretaria da Agricultura libera a comercialização e consumo de ostras produzidas na Caieira da Barra do Sul e na Ponta do Papagaio, mas mantém proibição em Porto Belo e Bombinhas

Na última sexta-feira (13), a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a liberação da retirada, comercialização e consumo de ostras das localidades da Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis, e da Ponta do Papagaio, em Palhoça. Mantendo a interdição para  mexilhões, vieiras e berbigões destes dois locais.

 

As ostras foram liberadas a partir de dois resultados negativos consecutivos para presença de toxina diarréica. O gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria da Agricultura, Sérgio Winckler, explica que ostras e mexilhões se comportam de forma diferente diante da concentrações de algas tóxicas,  por isso a desinterdição é parcial.  “Existem diferenças nos sistemas de filtração dos moluscos. A ostra concentra menos toxinas, por isso foi possível a sua liberação antes dos mexilhões”.

 

Novas interdições

A Secretaria da Agricultura anuncia ainda novas interdições nas localidades de Canto Grande e Zimbros (município de Bombinhas) e Araça, Perequê e Ilha João da Cunha (município de Porto Belo). Nessas áreas está proibida a retirada, comercialização e consumo de ostras, vieiras,  mexilhões e berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

 

As localidades de Barra e Laranjeiras (em Balneário Camboriú); Armação do Itapocorói (em Penha) também seguem interditadas.

  

Monitoramento constante

 

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS