quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/09/2019 | 15:19

Itajaí sedia Circuito Catarinense de Internacionalização dos Pequenos Negócios na próxima semana

O município de Itajaí irá sediar o Circuito Catarinense de Internacionalização dos Pequenos Negócios no próximo dia 24 de setembro. Promovido pelo Sebrae/SC, o evento tem o objetivo de ampliar as fronteiras, estimulando a entrada de micro e pequenas empresas no comércio exterior. Ao todo serão quatro painéis em formato de talk show com parceiros do Sebrae, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e do Banco do Brasil. O circuito acontecerá no Novotel, a partir das 18h. As inscrições são gratuitas.

O encontro é voltado para Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (ME) que tenham a expectativa de encontrar consumidores e fornecedores no mercado externo e promover seu negócio internacionalmente. O evento inicia com um talkshow, mediado pelo Consultor do Sebrae Douglas Cândido, e contará com quatro painéis, que tratam temas desde a preparação para a entrada em novos mercados com pesquisa de mercado, o que fazer para encontrar o consumidor ou fornecedor no mercado internacional, como financiar e segurar o seu crédito na operação de exportação ou importação e também a promoção do negócio em mercado externo.

O Consultor do Sebrae Douglas Cândido destaca que o circuito é uma iniciativa que nasceu com projetos já consolidados de internacionalização. “Visitamos mais de 150 indústrias em áreas distintas para formatarmos o evento. Nosso intuito é apresentar para as empresas a aculturação de internacionalização, mostrando que elas podem acessar novos mercados. Queremos explicar como acontece, o porquê que as empresas devem realizar a internacionalização, além das vantagens e desafios ao lidar com o comércio exterior”, ressalta.

Segundo dados obtidos pelo Sebrae, atualmente o Brasil possui 6,4 milhões de empresas, sendo que 99% delas são micro e pequenas empresas. Esse número representa uma fatia percentual expressiva no total de empresas nacionais, sendo responsáveis por empregar mais da metade da população econômica ativa. Registra-se ainda que os pequenos negócios são responsáveis por 58% dos empregos em Santa Catarina e representam 99,2% do total de empresas, demonstrando assim a dimensão do impacto na economia que o público alvo do Circuito possui.

No evento também será apresentado um case de sucesso que participa do projeto ExportaSC e o plano de internacionalização para os pequenos negócios do Sebrae/SC. Após o evento, até 16 empresas poderão receber consultoria gratuita. O Gerente do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, destaca que a região da Foz tem forte representatividade nos negócios. “Nossa região é referência quando se trata de pequenas e micro empresas e queremos mostrar que elas podem ser reconhecidas internacionalmente. Tenho certeza que o circuito irá fortalecer e incentivar o empreendedor na busca por novas oportunidades no mercado externo, contribuindo com os processos de internacionalização que ajudam a desenvolver a economia do estado”, destaca.

O evento é uma realização do Sebrae/SC e conta com a parceria da ACII, AMPE, CDL Itajaí, Itajaí Participações, Univali, Escola de Negócios, Trade Júnior, Escola de Ciências Sociais e Jurídicas, Escritório de Relações Internacionais, Banco do Brasil e ApexBrasil. Os interessados podem se inscrever pelo link: sebrae.sc/circuitoitajai. O evento acontece no Novotel, localizado na rua Lauro Muller, 170, no Centro de Itajaí.

Confira a programação completa:

18h30min – Credenciamento
19h00 - Talk Show mediado por Douglas Cândido, consultor e empresário da área de internacionalização de negócios.
Painel 1 - Entendendo a preparação para entrada em novos mercados - SEBRAE SC
Painel 2 - Como encontrar o seu consumidor ou fornecedor no mercado internacional - FIESC CIN
Painel 3 - Como financiar e segurar o seu crédito na operação de exportação ou importação - Banco do Brasil
Painel 4 -Promoção do seu negócio no mercado externo - APEX BRASIL
20h00 - Debate com o público.
20h30min - Coffee break de networking
20h50min - Apresentação do Projeto de internacionalização para pequenos negócios do Sebrae/SC.
21h20min - Apresentação de um case, participante do projeto ExportaSC.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS