sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/09/2019 | 16:52

Penha receberá nova edição da Festa da Cultura Açoriana no mês de novembro

Está definida a data da próxima edição da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – AÇOR, que este ano acontecerá em Penha. O evento será realizado de 22 a 24 de novembro, no Parque de Eventos de Penha, o mesmo terreno onde acontece todos os anos a Festa Nacional de Marisco.

A decisão foi tomada em reunião conjunta da Prefeitura de Penha e Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA), organizadores do evento, na última sexta-feira, dia 06 de setembro. Chegou a ser cogitada a realização do evento ainda neste mês de setembro, mas a comissão organizadora decidiu que precisaria mais tempo para articular as várias atrações da maior festa cultural do estado, e a prefeitura propôs aproveitar a estrutura que será montada para a Festa do Marisco, que acontecerá em novembro, para sediar também o AÇOR.

“O AÇOR aconteceu em novembro já no ano passado, então o prazo de um ano entre cada edição dá mais condição para o agendamento de diversos grupos culturais e artistas que se apresentam no evento”, explica o diretor de cultura de Penha, Eduardo Bajara. “A utilização da estrutura da Festa Nacional do Marisco também proporciona uma economia de recursos públicos, além de garantir uma infraestrutura de qualidade para um evento que atrai visitantes de todo o estado”, adiciona.

O lançamento oficial do 26º AÇOR acontecerá no dia 23 de outubro, no Porto Penha Food Park, onde além da divulgação da programação completa, também acontecerá a entrega do Troféu Açorianidade, o maior prêmio da cultura catarinense. Entre os vencedores, dois troféus virão para Penha: o escritor Cláudio Bersi de Souza receberá o troféu Ilha Graciosa, na categoria historiador; e o grupo Foliões do Divino receberão o troféu Ilha Terceira, na categoria grupo folclórico.

“Tanto Cláudio Bersi quanto os Foliões do Divino tem uma enorme importância na preservação da história e cultura local, e estamos felizes por esse reconhecimento”, parabeniza o Prefeito Aquiles da Costa. “Estamos animados para receber as centenas de visitantes que virão para nossa cidade prestigiar esse evento, que também é uma excelente oportunidade para prestigiar e valorizar a cultura açoriana que é parte fundamental da identidade da nossa cidade”, comentou.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS