quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/09/2019 | 11:57

Orion é o novo filhote que chega ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Foto: Divulgação / CBMSC

Após muito teste, o cão Orion, de Jundiaí (SP) foi o escolhido para ser o novo filhote do soldado do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CMBSC), Luciano Rangel, que atua no Batalhão de Lages. O novo filhote, que será treinado para a atuação em ocorrências de busca e resgate, chegou nessa semana à corporação. 

O presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate com Cães, tenente coronel Walter Parizotto, explica que não é uma tarefa simples a escolha dos cães.

“Antes de qualquer teste de seleção é preciso saber a procedência do canil. Nesse caso nós fizemos um mapeamento entre os canis do país que atendem às nossas exigências de saúde dos cães e que apresentam laudos negativos para possíveis doenças, como a atrofia de retina e a displasia coxofemoral, que podem acometer a raça. Depois disso é que escolhemos o local”, diz.

Há quatro meses, Rangel perdeu seu outro cão parceiro, Barney, em uma missão de busca, em um rio na cidade de Içara. O soldado selecionou o novo cão no dia em que completaram 120 dias da morte de Barney (3 de maio), e agora começa uma nova história. “O Barney sempre vai estar presente na minha vida e é muito importante para mim. O Orion começa a trajetória dele comigo agora e nós vamos trabalhar muito para que ele possa traçar o próprio caminho. Um nunca vai ser substituto do outro”, reforça.
Rangel passou dois dias no canil fazendo os testes específicos para a seleção, que começa com a avaliação dos pais do animal. “Me chamou a atenção o comportamento extremamente dócil do pai, muito próximo e que gosta de estar entre as pessoas”, aponta. 

O filhote de 65 dias foi escolhido entre quatro selecionados, após ser aprovado em todas as etapas da análise, que aponta o temperamento, as habilidades, além da interação do animal. “O Orion foi colocado em um ambiente desconhecido e respondeu muito bem a todos os estímulos. Ele gosta muito de brincar, é bastante curioso, um cão colaborativo, mas também independente”, conta.

O soldado também destaca a facilidade em resolver conflitos do filhote. “Eu achei interessante, durante a avaliação, a maneira com que ele resolveu os problemas apresentados, muito focado e determinado”, complementa. 

“O fato do cão adorar brincar e conviver com pessoas são grandes características que buscamos, pois é justamente o necessário para as nossas buscas, já que todos os nossos cães acham que tudo é uma grande brincadeira”,  afirma Parizotto. 

Além das habilidades do animal, também são testadas a sensibilidade a ruídos e a resiliência. 

A partir de agora Orion passa a morar na casa do soldado e terá um treinamento intensivo até completar 18 meses, idade em que poderá ser submetido à primeira certificação para atuar como cão de busca e resgate do CBMSC.

Sobre a Cinotecnia

A Cinotecnia, área de busca e resgate com cães, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem reconhecimento e certificação internacional. O aperfeiçoamento da atividade é constante e o planejamento começa desde a seleção dos filhotes que serão treinados.

No CBMSC, o treinamento dos animais é feito exclusivamente com feedback positivo, sem nenhum maltrato, tanto na questão de obediência, quanto na parte técnica. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS