terça, 16 de abril de 2024
Geral
02/09/2019 | 16:35

Itajaí inicia atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na sexta-feira (30) ao atendimento odontológico de pacientes adultos com necessidades especiais. Os usuários da cidade serão atendidos quinzenalmente pelos dentistas do município no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, já que é necessária anestesia geral para realização dos procedimentos nestes pacientes.

O novo serviço atende uma reivindicação de mais de 10 anos feita pelas instituições assistenciais da cidade. Em 2018, a Secretaria de Saúde começou a realizar procedimentos odontológicos em crianças com necessidades especiais no Hospital Pequeno Anjo e agora está ampliando os atendimentos para adultos.

“Graças às tratativas entre a Secretaria de Saúde e a administração do Hospital Marieta pactuamos esse serviço que era uma reivindicação antiga da comunidade e vai garantir um atendimento digno e de qualidade perto de casa. Antes deste convênio, os pacientes tinham que ser encaminhados para atendimento fora do município”, explica a secretária de Saúde do município, Sandra Regina Batista Ávila.

Os cirurgiões dentistas responsáveis pelo atendimento de pacientes especiais no município são Juliani Santana de Oliveira e Marcio Patrianova, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). No hospital serão feitos procedimentos que necessitam de sedação ou anestesia geral e que vão desde uma exodontia (extração de dente) até restaurações e profilaxias (limpeza e remoção de tártaro).

Com o início das atividades, semanalmente haverá atendimentos a pessoas com necessidades especiais nos hospitais da cidade.

Espera encerrada

Cláudio Sabio Wohlke, de 47 anos, foi o primeiro paciente atendido pelo serviço na sexta-feira (30). Portador de autismo, ele aguardava o procedimento, pois não conseguia ser atendido em ambiente ambulatorial. Os cirurgiões dentistas e uma auxiliar da rede municipal realizaram extrações, restaurações e limpeza durante quase quatro horas de procedimentos, recuperando a saúde bucal do paciente.

“O Cláudio tinha a necessidade de arrumar os dentes e só conseguiria se fosse anestesiado. Esse serviço é muito importante, pois ele já perdeu alguns dentes por não ter esse atendimento. Gostei bastante do atendimento, a equipe é muito boa e atenciosa, espero que continue, pois tem muitas pessoas precisando desse serviço”, afirma a irmã do paciente, Márcia Wohlke Barbosa.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS