sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Fotos: Matheus Petter
13/08/2019 | 16:15

Você conhece a cerejeira japonesa?

As cerejeiras japonesas são árvores realmente bonitas. Os japoneses admiram a flor dessa árvore ao considerá-la como a imagem das gotas de sangue que os samurais derramam nas batalhas. As cerejeiras japonesas são elegantes, intensas e belas. Uma árvore que podemos plantá-la em no jardim ou, no caso da Editora Bittencourt, em frente a empresa, para dar um charme além de, claro, embelezar a cidade em meio à paisagem urbana.

As cerejeiras japonesas são imponentes e podem alcançar cinco metros de altura e seu tronco pode chegar em três metros de diâmetro. A casca geralmente é avermelhada, como a das cerejeiras europeias, e conta com folhas arredondadas. A cor das folhas muda de acordo com a estação e o que mais chama a atenção na cerejeira é a sua flor. Uma bela flor rosa, purpura e branca que enche seus ramos desprovendo-a de folhas durante a primavera.

A árvore de cerejeira pode ser plantada em quase qualquer tipo de solo, além de não precisar de muitos cuidados. Ela requer um clima preferivelmente ameno, assim, em climas muito frios talvez não possa crescer sã e forte. Ela adapta-se a qualquer tipo de solo, ainda que seja necessário que drene bem. Prefere os solos profundos, úmidos (sem estar encharcados) e férteis.

Um dos aspectos mais importantes para esta cerejeira japonesa é o sol. Não é necessário para que cresça, mas a verdade é que aquelas que ficam mais expostas ao sol tem maior floração em comparação às que são cultivados na sombra. Quanto aos cuidados, não precisa de muitos, mas deve-se podá-la de vez em quando. Com essas podas deve-se evitar cortar ramos muito grossos pois isso pode afetar a saúde da árvore.

O principal motivo para plantar essa árvore é por ser ornamental (decorativa), isso porque as cerejeiras contam com uma beleza impressionante que dura todo o ano. Essa árvore sempre gera surpresas para cada estação do ano mudando de cor e mostrando assim um excelente repertório de tonalidades. É uma árvore que fica bem com outras espécies vegetais como arbustos. Sem dúvida uma escolha estupenda para dar cor e elegância ao jardim ou, no nosso caso, à Editora Bittencourt.

O clima típico do sul do país favorece o florar da cerejeira em diversas localidades, como nas serras catarinenses. O município de Frei Rogério, perto da cidade de Fraiburgo, organiza inclusive um evento para comemorar o charme: o Sakura Matsuri. Os festejos contam com apresentações culturais e cerimoniais de chá, luta típica e caligrafia japonesa.

A 21° edição do festival ocorrerá no dia 8 de setembro, a partir das 9h, com ingresso custando R$ 20,00. O festival costuma receber cerca de 1500 pessoas. A floração dura menos de uma semana. No Parque Sakura foram plantadas 3.000 mudas de Cerejeira, além de milhares de outras árvores ornamentais como o ipê.

 

Informações: Japão em Foco e Habitissimo

Fotos: Matheus Petter e Joca Baggio

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS