sexta, 19 de abril de 2024
Geral
05/08/2019 | 10:49

Itajaí terá escritório da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca

Maior porto pesqueiro do Brasil, o Município de Itajaí será a primeira cidade do país a ter um escritório da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fora de Brasília. Um acordo de cooperação técnica entre a cidade e a SAP foi assinado neste sábado (03) durante a Festa do Peixe 2019. O escritório vai facilitar o contato de pescadores, armadores e industriais com a Secretaria Nacional, agilizando trâmites burocráticos do setor.

Para implantação do escritório, o Município de Itajaí cederá a estrutura e os recursos humanos. Já a Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca ficará responsável pelo sistema e ferramentas necessárias para atendimento do setor na cidade. O objetivo é promover o desenvolvimento da atividade pesqueira e aquícola do município e região.

"É muito importante termos esse escritório aqui, pois somos a cidade onde converge a maioria do setor pesqueiro do Brasil. Com esse espaço, carteiras de pescador, licenças, mapas de bordo e outros documentos poderão ser resolvidos aqui. Nossa cidade estar com esse diferencial contribui para o desenvolvimento da pesca, que é um dos pilares da nossa economia", destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O Município já está em busca de um local para implantação do escritório e a intenção é que a abertura ocorra o mais breve possível. O secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, reforça que o espaço vai agilizar os procedimentos necessários ao setor e economizar tempo de deslocamento - atualmente é preciso ir até Florianópolis para solucionar trâmites burocráticos com a SAP.

"Nós, enquanto governo federal, temos uma meta: menos Brasília e mais Brasil. Quando abrimos um escritório na Capital Nacional da Pesca estamos contemplando mais de 700 embarcações, milhares de profissionais de Itajaí e região e também as indústrias, que precisam de documentos da Secretaria", afirma Seif Júnior.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS