quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/08/2019 | 10:18

ITAJAZZ Grandes Encontros 2019

Primeiro evento do gênero em Itajaí e um dos primeiro de Santa Catarina, o Itajazz promoverá Grandes Encontros em 2019. A 24ª edição do ITAJAZZ vem com Shows Autorais, Lançamento do CD Monções de Arnou De Melo, Masterclass com o Baterista Edu Ribeiro, Banda Itajazz e a tradicional Jam Session. O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pelo Edital de Eventos Culturais Comunitários, Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.

A Mostra de Jazz, Blues, Música Popular e Instrumental Brasileira acontece de 6 a 9 de agosto, a partir das 21 horas, no Centro de Cultura Popular - Mercado Público de Itajaí, com dois shows por noite, seguidos de jam session. A Entrada Solidária é um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ - grupo de solidariedade às pessoas em situação de rua e outros casos e vulnerabilidade social em Itajaí. Já o Workshop com o Baterista Edu Ribeiro, em parceira com o Conservatório de Música Popular de Itajaí, será na quinta, 08/08, das 15h30min às 17h30mim, no Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão e a entrada é franca.

Entre os convidados, O Mimo, com Giana Cervi, Vê Domingos, Bruno Kohl nos vocais e violões, Duda Cordeiro no contrabaixo, e Kika Deeke na bateria, apresenta na terça (06), um show com belas canções que têm arrebatado o público e recebido prêmios em festivais. Na quarta (07), o guitarrista, compositor e cantor Marzio Lenzi, um dos pioneiros do Blues em Santa Catarina, apresenta seu trabalho com Leonardo Dignart no contrabaixo e voz e Willian Goe na bateria. Edu Ribeiro, baterista, compositor e professor, com duas premiações no Grammy Awards, traz na quinta (08), uma seleção das suas músicas e outros temas da música instrumental brasileira, com Bruno Migotto no contrabaixo e Vinicius Gomes na guitarra. Na sexta (09), tem a sonoridade vibrante da Brass Groove Brasil, com Jean Carlos - trompete; Carlos Schmidt - trombone/bombardino; Aurélio Martins - trombone; Fábio Mello - sax-tenor/soprano/flauta; Braion Johnny - clarinete/sax- alto/barítono; Edilson Forte - piano; Rafael Calegari - baixo; Cristiano Forte - bateria; e Alexandre Damaria – percussão. 

Também na sexta (09), Arnou De Melo fará o Show de Lançamento do CD Monções, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, acompanhado da Banda Itajazz e com participações especiais do saxofonista Gledison Zabote e dos pianistas Fábio Oliveira e Edilson Forte (Tatu). Arnou De Melo é contrabaixista, compositor, arranjador e produtor musical. Formado pelo BIT - Musicians Institute de Los Angeles, é Diretor Musical do Itajazz, Professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí e Coordenador do Festival de Música de Itajaí.

Os shows de abertura ficam a cargo da Banda Itajazz,formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixos; Daniel Montero - violão e guitarra; Evandro Hasse – trompete, trombone, saxofone e flauta; Rubens Azevedo - saxofone e flauta; Willian Goe – bateria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, com um repertório especial para cada noite.

Após o show convidado, a Banda Itajazz fará a abertura datradicional Jam Session, todos os dias a partir das 23 horas. Na sequência o palco fica aberto para os músicos presentes. O resultado um festival de técnica e improvisos com apressentções únicas que fascinam a plateia.

Ancore nas ondas do ITAJAZZ – Grandes Encontros 2019.

 

ITAJAZZ – A ORIGEM

No início dos anos 90 um grupo de amigos, que já vivia profissionalmente de música, foi para os Estados Unidos aprofundar seus conhecimentos musicais e tocar em casas de shows de New York, Las Vegas e Los Angeles. Apaixonados pelo jazz, quando voltaram ao Brasil deram início a um movimento que gerou o ITAJAZZ e foi precursor do Festival de Música de Itajaí.

O ano era 1992, e Arnou de Melo convidou os músicos Carlinhos Niehues, Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena, para fazer releituras da Música Popular Brasileira e standards de Jazz. Depois de um ano tocando entre eles, decidiram procurar um lugar para mostrar o trabalho ao público. Tinha início em 1993 as quartas de Jazz no Célio´s Club.

Em 1996, o projeto se consolidou como ITAJAZZ e passou a promover encontros com grandes nomes da Música Brasileira como Toninho Horta; Arismar do Espírito Santo; Cainã Cavalcante; Beto Lopes; Renato Borghetti, Guinha Ramires; Bebe Kramer; Jorginho do Trompete; Ana Paula da Silva; Luiz Meira; Dr. Cipó; Sandro Haick; João Pedro Teixeira e Sergio Coelho; Lily Blumerants; Leo Garcia; Grupo Metal Brasil; Mario Conde; Daniel D'Alcantara. Nascia o ITAJAZZ – Grandes Encontros, um dos principais eventos da cena musical catarinense, que em 2019 chega a sua 24ª edição.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS