sexta, 29 de março de 2024
Geral
05/07/2019 | 10:01

BC: Peregrinação ao Santuário de Santa Paulina reunirá 165 pessoas no fim de semana

Antes do nascer do sol de sábado (6), um grupo de 165 pessoas sairá a pé de Balneário Camboriú em direção a Nova Trento, na 9ª Peregrinação ao Santuário de Santa Paulina. A concentração será na Paróquia Santa Inês, com saída prevista para as 5h.

Serão percorridos 64 quilômetros em dois dias. Os fiéis vão pernoitar na Capela Nossa Senhora da Saúde, em Brusque, e chegar ao Santuário por volta do meio-dia de domingo (7). A 9ª Peregrinação ao Santuário de Santa Paulina faz parte da programação de aniversário de 55 anos de Balneário Camboriú.

Organizada pela Associação de Caminhantes de Santa Paulina (ACASP), entidade de Balneário Camboriú declarada de utilidade pública municipal, a peregrinação ocorre em julho porque é o mês de aniversário da cidade e o de morte de Amabile Lucia Visintainer (16/12/1865 - 09/07/1942), uma religiosa tirolesa canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de Santa Paulina. Julho também é o mês com menos chuva em Balneário Camboriú nos últimos 30 anos, conforme a ACASP.

“Na primeira peregrinação, em 2011, 18 pessoas fizeram o trajeto por estradas de chão, em contato com a natureza. Para fazer a 9º peregrinação, virão para Balneário Camboriú moradores do Rio de Janeiro, São Paulo e do Parará”, conta o presidente da ACASP, Francisco de Assis Braga. 

Os caminhantes pagam uma paga de inscrição, o que garante a eles alimentação nos dois dias e primeiros socorros. A Prefeitura está apoiando, cedendo veículos para transportar colchões e material de dormir dos peregrinos, dois banheiros químicos e água e frutas.

Não há limite de idade para participar. A peregrinação é inclusiva. Neste ano, um cadeirante fará o trajeto. O atleta e marceneiro Márcio José Marchi dos Santos, cadeirante há 15 anos, peregrinará com objetivo de obter respostas durante o percurso de fé. “Eu vinha me perguntando há algum tempo sobre algumas coisas em relação à religião, igreja, Deus e Jesus. Espero que seja de grande aprendizado para mim, espero ter uma lição muito grande. Preparado a gente nunca está, mas eu já tenho umas caminhadas longas, fiz algumas maratonas, mas com cadeiras especiais para isso. Agora estou indo na minha cadeira que uso no dia a dia”, explica Márcio, que contará com a solidariedade dos caminhantes.

Recomendações ao peregrino:
- Usar calçado apropriado e amaciado, roupa leve e confortável, boné ou chapéu;
- Não é permitido o consumo de bebida alcoólica;
- A organização não se responsabiliza por pessoas que se afastarem da coluna principal.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS