sexta, 19 de abril de 2024
Geral
05/07/2019 | 09:54

SENAI E GERED FIRMAM PARCERIA PARA INCENTIVAR ENSINO PROFISSIONALIZANTE

 Profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Itajaí estão visitando escolas estaduais no município de Itajaí para apresentar aos alunos destas escolas o que os estudantes aprendem na educação profissional e a possibilidade deles cursarem um curso técnico durante o ensino médio. 
 
“São oficinas em que apresentamos os projetos desenvolvidos por nossos alunos que cursam técnico no SENAI aplicando conhecimento teórico na prática. Mostramos que, durante as aulas, eles já criaram uma máquina de lavar, uma fechadura eletrônica, entre outros equipamentos. Apresentamos o que eles irão aprender nos cursos técnicos, falamos sobre quem é o profissional técnico e onde pode atuar, além de falar sobre a procura das empresas da região pelos profissionais com estes cursos”, destaca a gerente executiva do SESI/SENAI , Syntia Sorgato. 
 
Nesta etapa, até o momento, já foram visitadas dez, das 14 escolas estaduais que existem na cidade, sempre nos três turnos de aulas, o que deve resultar em cerca de quatro mil alunos. As visitas às escolas tem o apoio da Gerência Regional de Educação (GERED), que busca preparar seus estudantes, falando a eles sobre carreira, oportunidades, formação, mercado de trabalho, estágios e outras oportunidades.  A ideia é explicar a eles uma proposta de carreira e profissão concomitante ao ensino médio regular. 
 
“O curso técnico concomitante é uma ótima opção para os jovens, pois permite que o aluno frequente o ensino médio regular simultaneamente com o curso técnico em horários diferentes. Ele não tira do aluno o conteúdo curricular do Ensino Médio,  possibilitando sua entrada na faculdade e ainda o capacita para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de emprego, adquirindo apoio financeiro  para custear a faculdade ou iniciar uma carreira profissional mais cedo”, explica o gerente regional da GERED, Ken Ichi Becherer.
 
O objetivo desta parceria entre o SENAI e a GERED é chegar até os municípios vizinhos.  Para setembro e outubro estão previstas visitas em mais 30 escolas estaduais localizadas na área de abrangência da Gerência Regional de Educação.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS