quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/07/2019 | 17:19

Lançamento da 10ª edição do Balneário Saboroso destacou trajetória do festival e contou com a grande final da 1ª Batalha dos Chefes

Uma final eletrizante marcou o lançamento da edição de 10 anos de um dos maiores festivais gastronômicos do sul do país, o Balneário Saboroso. Willian Aimar do Couto Lopes, de Balneário Camboriú, foi o grande vencedor da 1ª Batalha dos Chefes, com uma criação onde a tainha foi o ingrediente principal. O evento ainda destacou a trajetória do festival ao longo de uma década e homenageou os restaurantes que acreditaram no potencial do evento e estão desde a sua 1ª edição. O lançamento aconteceu no Balneário Shopping e contou com a presença de autoridades, empresários, patrocinadores e formadores de opinião.

 

Durante a batalha, que teve como grande objetivo destacar a cultura gastronômica local e incentivar o profissionalismo no setor, Willian disputou com a chef Leila Leyser de Souza, de Bombinhas, que preparou um risoto de tainha. Mas foi a tainha preparada por Willian, servida com uma massa de ravióli com recheio e creme com calda de ostras, com pirão do próprio caldo do peixe e uma farofa com banana e coco, o grande destaque da noite.

 

O chefe levou para casa um cheque de R$1.000,00, bolsa integral de Especialização na Univali, além de troféu e medalha. Willian destacou que o prato foi inspirado na culinária clássica do litoral catarinense. “Vim no caminho pensando em como eu queria executar cada passo e o resultado foi esse. São 17 anos cozinhando de verdade, desde 2015 como profissional graduado. Eu vim para buscar a especialização e estou levando para casa”, comemorou.

 

Na ocasião a Presidente do BC Convention, Ana Maria dos Santos, destacou a inovação do evento com a batalha e salientou que o festival convida a comunidade para usufruir de uma culinária criativa e variada e ainda exercita o lado solidário através da campanha do agasalho. “A ideia inicial nasceu da necessidade de trazer algo novo para a cidade, buscando a profissionalização do setor e o aquecimento da economia. Quem nos visita tem a certeza de que aqui se come bem, pois a nossa gastronomia valoriza e transforma o nosso destino em um grande produto turístico”, ressaltou.  

 

Durante o cerimonial, a Diretora Executiva do BC Convention, destacou a trajetória do festival, que foi lançado oficialmente em 31 de outubro de 2009 por um grupo de empresários da gastronomia, em conjunto com a entidade. “Ao longo de dez anos, o festival consolidou a marca de 75.847 mil pratos vendidos, mais de 1.600 inserções nos principais veículos locais, nacionais e internacionais e mais de 3 mil participantes em eventos paralelos. É uma história de muito sucesso”, destacou. Na ocasião, os restaurantes Pizza Bis, Chaplin, Guacamole Cocina Mexicana e Didge Steakhouse Pub foram homenageados pela participação na idealização do festival lá no início e por continuarem acreditando no evento.

 

O Vice-Reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional da Univali, Prof. Carlos Alberto Tomelin, destacou o sucesso da batalha e a importância do evento. “A gente fica contente de ver que nossos frutos foram bem plantados e estão sendo colhidos. O Balneário Saboroso já é consolidado no calendário de eventos da cidade e permite experimentar um requintado roteiro gastronômico. Mais do que isso, o festival promove intercâmbio cultural, por meio de diversificados menus e diferentes origens, fomentando a economia e fortalecendo o tríade turístico”, destacou.

 

O festival contará com criações inéditas que prometem resgatar a gastronomia local e a identidade gastronômica do estado, posicionando a gastronomia do município como atrativo turístico. O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, destacou o potencial do festival “Participo desde o início do festival, quando ainda estava a cargo do estado e incentivei este projeto desde o início. Não tem lugar no mundo bom para turismo que não tenha boa gastronomia e em Balneário Camboriú não poderia ser diferente. A gastronomia é um lado muito importante do turismo e cada vez mais o município se destaca pela forma como se apresenta neste setor”, disse.  

 

O Balneário Saboroso é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo, Eisenbahn, Pericó, Univali e SBT SC, além dos seguintes apoiadores: Balneário Shopping, Sebrae Santa Catarina, Copa Inóx, Loft Store, Supermercado de Angelina, Unimed Litoral, Móveis Brasília e Favarin Arquitetura.

 

 

Evento segue até dia 28 de julho

O Balneário Saboroso promete uma verdadeira experiência gastronômica completa com 36 restaurantes participantes e menus completos por R$54,90 por pessoa, com entrada, prato principal e sobremesa. O evento contará também com uma programação paralela com workshops e palestras voltadas para a gastronomia, além de uma ação inédita com a campanha solidária “Caloroso Amor”, onde todos os estabelecimentos participantes servirão de ponto de coleta de agasalhos durante todo o período do festival.

Foto: Luciano Dias


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS