sexta, 29 de março de 2024
Geral
Fotos de: Allan Franzoi Junior/Semasa
04/07/2019 | 10:48

Recuperação de barragem no Itajaí-mirim utiliza serviço de mergulhadores

Na nova etapa nas obras de recuperação da barragem de cunha salina no canal retificado do rio Itajaí-Mirim, no bairro São Roque, o Semasa está recorrendo a mergulhadores profissionais para alcançar objetivos específicos neste projeto de alta complexidade. Enquanto uma equipe externa utiliza guindastes para içar gabiões-sacos, que são bolsas contendo uma tonelada de pedras cada, outro colaborador submerso ajusta os materiais no leito do rio. A nova barreira rochosa será distribuída em uma área de 2400 m² e vai coibir a erosão causada por vórtices, criados a partir da abertura das comportas responsáveis pela contenção da água.

O mergulhador Felipe Euzebio explica que o trabalho é uma espécie de “quebra-cabeça”, feito sem visibilidade alguma: “embaixo da água dependemos totalmente da equipe de apoio, com a qual mantemos contato via rádio”, destaca. A empresa contratada tem sede em Itajaí e é homologada pela Marinha do Brasil. Para atuar neste tipo de serviço, é preciso cumprir uma série de normas, entre elas manter uma câmera hiperbárica a, no máximo, uma hora do local, para ser usada em situação de emergência.

O trabalho dos mergulhadores tem previsão de duração de dois meses, nos quais eles irão alcançar profundidades de até oito metros. Esta é mais uma etapa da execução das obras de recuperação e estabilização das encostas e ombreiras da barragem itajaiense, que apresentaram risco de deslizamento, conforme o relatório elaborado pela Defesa Civil Estadual a pedido do Semasa. A barragem impede a salinização da água que abastece a maior parte de Itajaí e Navegantes.

Mais informações nos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS