sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/06/2019 | 10:05

Secretaria Municipal de Educação inaugura mais uma escola em Tempo Integral

A Escola Básica Ariribá, no bairro Praia Brava, é a mais nova escola em Tempo Integral do Município. Com a inauguração, sobe para quatorze o número de unidades nestes moldes em Itajaí, número somado com os Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS).

O lançamento da educação em tempo integral foi na tarde desta terça-feira (25) e contou com diversas apresentações, que já estão inseridas nas atividades realizadas no contraturno escolar, como a capoeira, dança, declamação de poesias.

“Nossa escola tem 185 alunos e 90 deles participam da educação em tempo integral. Tudo começou com a realização de oficinas de educação ambiental, que resultaram na produção de um jornal da escola, chamado – Voz dos Alunos. Já estamos na terceira edição e o grande objetivo é oportunizar aos nossos estudantes, por meio de práticas de ensino, a construção de novos conhecimentos”, declara o diretor da Escola Básica Ariribá, Claudemir da Silva.

A Secretaria Municipal de Educação acredita que as atividades escolares em tempo integral elevam o desempenho e a autoestima dos alunos participantes ao possibilitar melhor rendimento nos estudos, através de diferentes oficinas e metodologias.

“Quando nós aproveitamos um momento tão fértil, como é a entrada da adolescência, para a construção de novos conhecimentos, toda comunidade passa a ganhar. Mais uma unidade escolar está de portas abertas, ofertando educação em tempo integral, com profissionais capacitados, permitindo, assim, que nossos adolescentes se desliguem um pouco dos celulares e dos computadores, para irem em busca de novas informações, de mais aprendizado”, pontua a secretária municipal de educação, Elisete Furtado Cardoso.

Para este ano, está prevista a ampliação do número de escolas em tempo integral no Município, mas para isso, ainda são necessários estudos que envolvem a parte docente e estrutural das unidades.

Unidades em Tempo Integral no Município
Escola Básica Inês Cristofolini de Freitas
Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira
Escola Básica Aníbal César
Escola Básica Mansueto Tres
Escola Básica Padre José de Anchieta
Escola Básica Ariribá
Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto (Educação Integral, com currículo interligado, em dois períodos)

Centros de Educação Integral 
CEDIN Ângela Dalçóquio de Souza
CEDIN Dilzelena Márcia Teixeira
CEDIN Emílio Gazaniga Junior
CEDIN Jacy Dias Ramos
CECIN Lucy Canziani
CEDIN Napoleão de Souza
CEDIN Verde Vale


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS