sexta, 19 de abril de 2024
Geral
25/06/2019 | 10:05

Semasa concorre à premiação de desenvolvimento sustentável

O Semasa é um dos três finalistas do Prêmio ODS SC 2019, na categoria Poder Público, que valoriza as melhores iniciativas de organizações signatárias do Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A autarquia foi escolhida pelo projeto Juntos pelo Rio, desenvolvido em parceria com o Porto de Itajaí e com o apoio de mais de 50 instituições e empresas.

O resultado da premiação será anunciado na sexta-feira (28), às 18h, no Fórum Brasil ODS 2019, realizado no Jurerê Beach Village, em Florianópolis. A Relações Públicas do Semasa, Natália Simões Pires, uma das organizadoras do projeto Juntos pelo Rio, será uma das representantes da autarquia, no evento.

Segundo ela, a inscrição no prêmio tem o intuito de mostrar que iniciativas como essa são capazes de movimentar o trabalho voluntário e exercer papel social. “O projeto contribui com seis, dos 17 objetivos de desenvolvimento social, por articular e engajar parcerias, estimular ações de saneamento e vida na água, promover saúde e bem-estar, além do consumo e produção sustentáveis, a fim de estruturar comunidades mais sustentáveis”, explica.

O projeto Juntos pelo Rio, iniciado em 2012 durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí, é realizado anualmente em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março). Ao todo, já envolveu mais de cinco mil voluntários na limpeza de rios e praias e resultou na retirada de 83 toneladas de lixo. Navegantes e Penha fazem parte das ações. Desde 2016 adotou uma segunda causa, o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Outro marco do compromisso de Itajaí com o meio ambiente é em 2018, com a assinatura da Carta de Compromisso de Mares Limpos, documento que firma a parceria com a ONU para redução do lixo marinho. A Prefeitura de Itajaí concorre no mesmo prêmio, com o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040), que busca cumprir amplamente os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O Fórum Brasil ODS 2019 promoverá palestras, painéis e talks sobre temas relacionados ao meio ambiente, economia, igualdade de gênero, questões humanitárias, educação, entre outros. As inscrições são feitas pelo site oficial do evento.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS