segunda, 18 de novembro de 2019
17/06/2019 - 17:09

Adequo Equoterapia realiza pedágio solidário dia 22

Grupo estará em seis pontos estratégicos de Itajaí

No sábado, dia 22 de junho, das 8h às 16h, a Associação de Equoterapia do Vale do Itajaí e Litoral (Adequo Equoterapia) realiza um pedágio solidário em seis pontos estratégicos de Itajaí. A entidade presta atendimento especializado em equoterapia - método terapêutico educacional que utilizado o cavalo para uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.

A equipe da Adequo estará acompanhada de voluntários, nos seguintes locais do município: esquina entre a Avenida Marcos Konder e a Rua Silva (Colégio São José); na Rua Onze de Junho esquina com a Rua Jorge Tzachel (BrFoods); na esquina entre a Avenida Abraão João Francisco e a Rua Uruguai (Univali); na Avenida Sete de Setembro com a Rua José Gaspertino Chaves (próximo à Havan); na Avenida Irineu Bornhausen esquina com a Rua Benjamin Franklin (Globo Ford); e na esquina da Rua Estefano José Vanolli com a Rua Antonio Cirilo Dutra (São Vicente).

Fundada em 17 de dezembro de 2006, a Adequo Equoterapia possui reconhecimento de utilidade pública municipal, estadual e utilidade pública federal; está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social de Itajaí e no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (Comdica). Tem como missão prestar atendimento especializado em equoterapia para pessoas com deficiência. Situada na Rua Marcos Albino s/nº, Bairro Baia, na Zona Rural do Município de Itajaí, a Adequo atende pessoas com deficiência de diversas regiões do Estado, entre elas estão crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Sobre a equoterapia

A equoterapia utiliza-se do movimento do cavalo como um recurso cinesioterapêutico. O contato com o cavalo permite a vivência de diversas experiências sensoriais. A comunicação entre a pessoa e o cavalo é, antes de tudo, uma comunicação sensório-motora e tônico-emocional, o que ajuda o paciente a construir experiências corporais contentoras e a melhorar a consciência do seu próprio corpo.

Em maio de 2019 foi sancionada a lei nº13.830, que regulamenta a equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência. A Adequo conta com uma equipe formada por profissionais especializados na área. Inclusive, recentemente, os terapeutas fizeram, na Associação Nacional de Equoterapia (Andre Brasil), em Brasília (DF), o Curso Avançado de Equopetaria.

Quarta, 13 de novembro de 2019
PM prende homem por furto em BC
Quarta, 13 de novembro de 2019
Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros