terça, 16 de abril de 2024
Geral
14/06/2019 | 10:54

Promessas do surfe catarinense ganham reforço com patrocínio da Portonave

A Portonave anunciou patrocínio a cinco surfistas do Vale do Itajaí de destaque nos cenários nacional e internacional, além de mais um funcionário da empresa que receberá incentivo para disputar provas amadoras na região. Entre os nomes está o de Willian Cardoso, o Panda. Morador de Balneário Camboriú, Cardoso compete na elite do surfe mundial, a World Surf League (WSL). Também faz parte do time o atleta e professor de yoga Elias Figue Diel, que perdeu a visão após um acidente de carro, aos 16 anos, voltando a surfar após os 30 anos para se tornar duas vezes vice-campeão mundial.

 

Entre os que competem na World Qualifying Series (WQS), porta de entrada para a elite mundial, estão o carismático Matheus Navarro, da Praia Brava, e o navegantino Alex Lima. O chamado Portonave Surf Team conta ainda com Noah Machado, de 13 anos, expoente grom surfer de Piçarras que disputa o campeonato catarinense e brasileiro amador e está entre as promessas para a elite do futuro. O time fica completo com o nome de Wagner Batista Cardoso, o Vava, surfista amador e operador de equipamento portuário na Portonave.

 

Vida na Água

O pacote de patrocínios está alinhado ao apoio oficial da Portonave ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Vida na Água” (ODS 14) da ONU. Os ODS são uma agenda global com metas até 2030 para promover sociedades mais prósperas e pacíficas, em relações sustentáveis com o meio ambiente. Como embaixadores do tema, os atletas poderão ampliar o alcance de ações em prol da conservação dos mares e oceanos.

 

Além dos surfistas, a Portonave também é uma das patrocinadoras do projeto Somos do Mar, que neste ano começa a percorrer toda a costa brasileira disseminando educação ambiental e coletando dados para uma pesquisa sobre lixo nos mares.

 

Com a possibilidade de apoiar projetos via Leis de Incentivo, a Portonave também optou por incentivar ações que contribuam com esse objetivo. Tais como: Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas da UFSC, que realiza pesquisa para inovação com foco na qualidade dos oceanos; a série documental “Feito Torto pra Ficar Direito”, que valoriza a pesca artesanal; o projeto “Surfe nas Escolas”, que vai ensinar surfe e educação ambiental para estudantes de escolas públicas de Navegantes; e o documentário “Revolixonários – o mundo de plástico”.

 

O Porto de Navegantes também investe em monitoramento e controle de todos os aspectos ambientais relacionados à sua atividade. Só em 2018, investiu R$ 1,8 milhão em gestão ambiental, incluindo monitoramento de água de lastro e acompanhamento de espécies presentes no estuário do Rio Itajaí-açu, monitoramento de lençol freático; segregação e destinação adequada de todos os seus resíduos sólidos e tratamento de 100% de seus efluentes. ♦


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS