terça, 16 de abril de 2024
Geral
05/06/2019 | 15:45

Navegantes: Abastecimento continua comprometido e orientação é para que se economize água

A Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes – SESAN informa que os técnicos da SEMASA de Itajaí ainda estão trabalhando no conserto de uma adutora no bairro São Roque, naquele município e em decorrência desta situação, o abastecimento de água nos dois municípios continua comprometido. Em nota a SEMASA informou que ainda não há previsão para o reabastecimento e pressurização do sistema de distribuição, apesar de todo o trabalho que está sendo feito deste a madrugada passada.

Por sua vez, a SESAN orienta os moradores de Navegantes, que possuem água em seus reservatórios, que façam o uso racional e só usem o extremamente necessário. Assim que forem repassadas novas informações pela SEMASA de Itajaí, as mesmas serão divulgadas de imediato nos canais oficiais e redes sociais do município.

Segue nota divulgada no início da tarde pela SEMASA:

Na madrugada desta quarta-feira (04/06) foi identificado um vazamento em uma das adutoras de água tratada, de 800 mm, que sai da ETA São Roque. Estão sendo realizadas constantes manobras para avaliar o problema, por isso, o sistema passou a operar apenas com duas adutoras de 500 mm, que saem dos reservatórios R1 e R2.

A situação se agravou devido ao rompimento de outra adutora, no dia anterior, no bairro Cordeiros. Aliado a isso, o sistema sofreu grande impacto. O vazamento identificado na adutora de 800 mm ocorreu supostamente por uma sobrepressão decorrente da paralisação do sistema, após o episódio de ontem. Em função desse vazamento, a estação de tratamento foi paralisada para despressurizar a rede e viabilizar a avaliação do vazamento.

A parte do sistema que está operando não tem capacidade de abastecer totalmente os municípios de Itajaí e Navegantes. Ao atuar na solução do problema, ainda foi identificada uma avaria no registro de saída do R3, que alimenta a adutora de 800 mm, sendo necessária uma intervenção mais ampla, com uma grande equipe técnica mobilizada.

 

Situação Atual (05/06 - 13h05):

· Estação de Tratamento de Água de Arapongas está produzindo normalmente.

· Itaipava e Ressacada estão sendo abastecidas pela ETA Arapongas.

· São Vicente e Cordeiros têm água, mas com pressão baixa.

· Navegantes está com o abastecimento reduzido em cerca de 30%.

· Centro, Dom Bosco, São Judas, São João, Vila Operária e Cidade Nova estão com pressão mínima de abastecimento.

· Reservatórios de Cabeçudas, Praia Brava e Morro da Cruz estão vazios.

· Bairros Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava estão totalmente desabastecidos.

Nas condições atuais, o SEMASA está produzindo água. No entanto, com a distribuição prejudicada, os bairros receberão água com baixa pressão e nesse cenário as bombas de pressurização não conseguem dar suporte ao sistema. A adutora de grande porte danificada já está sendo reativada, mas não será suficiente para retomar a capacidade dos reservatórios que abastecem os bairros mais críticos, que neste momento são Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava.

É necessário aguardar a estabilização do sistema, com baixo consumo, para restabelecer os reservatórios.

Informações nos telefones: 0800 645 0195 e 3344-9000 (SEMASA) ou na SESAN pelos telefones: 3185-2205, 3185-2210 e 3185-2212.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS