sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/06/2019 | 10:32

Hospital de Camboriú oferece cirurgias ortopédicas de joelho

O Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) oferece, desde outubro do último ano, cirurgias ortopédicas no joelho – menisco e ligamento cruzado anterior. Os procedimentos são feitos por videoartroscopia, que permite a visualização e reconstrução por meio de incisões, e acompanhados por médico anestesista. O Município já zerou a fila de espera.

As cirurgias são realizadas com moradores que têm queixas de instabilidade ou falseio no joelho, decorrentes de torção. “O resultado é muito bom. Por ser um procedimento por vídeo, a recuperação é mais rápida”, declara o médico Celso Luiz Dellagiustina Filho, credenciado pela Secretaria de Saúde para operações de joelho.
 
Maurício Massonero, de 44 anos, esperava pela cirurgia há mais de dois anos. O morador de Itajaí trabalha numa mecânica e passou a sentir dores no joelho após levantar uma caixa muito pesada no trabalho. “Eu não consigo correr, relaxar, trabalhar. Estou com várias limitações. Espero ficar melhor após o procedimento”, compartilhou antes de passar pela cirurgia.
 
Após a cirurgia de joelho, o paciente fica internado no HCC por 24 horas. Ele é direcionado para fisioterapia e retorna para avaliação no prazo de um mês. “Indicamos que, nos primeiros dez dias, o paciente faça movimentos leves com o joelho, ande de muleta, conforme a dor. É necessário evitar ficar parado porque há o risco de problemas de circulação, inflamação”, explica Celso Dellagiustina.
 
Silvana Bohrer Marcondes, de 51 anos, fez uma cirurgia no menisco em março, após uma torção. A moradora do bairro Areias já está em fisioterapia no Centro de Reabilitação e Fisioterapia (Cerfis) e passará por 20 sessões – turbilhão; exercícios de alongamento, contração e equilíbrio; e analgesia com gelo. “Tive um ótimo atendimento em todo o processo de cirurgia, não tenho do que reclamar. Minhas expectativas são as melhores na fisioterapia. Espero voltar a andar de bicicleta e frequentar a academia logo”.  
 
Os moradores que apresentarem dores no joelho após torções devem procurar o médico da Unidade de Saúde mais próxima. Os profissionais, se necessário, farão encaminhamento para o ortopedista do hospital. A ressonância é avaliada e o paciente passa pelo procedimento ou por outro tratamento adequado.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS