sexta, 19 de abril de 2024
Geral
23/05/2019 | 15:52

Univali sedia 3º Torneio de Derivadas Interinstituições

Acadêmicos da graduação de seis instituições de ensino superior disputam, no dia 8 de junho, o 3º Torneio de Derivadas Interinstituições, que será realizado no dia 8 de junho, das 10h às 17h, no auditório do bloco E1 da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí.

 

O campeonato apresenta o cálculo de forma divertida e informal, divulgando a técnica pedagógica que pode ser utilizada em sala de aula, em qualquer área de ensino. Na programação do evento estão previstas: explicação das regras e apresentação do regulamento, atividades classificatórias, seguidas das oitavas, quartas de final, semifinal e final, com premiação e encerramento.

A professora Andressa Pinheiro, organizadora do evento, comenta que o conteúdo da matemática sempre gerou uma certa dificuldade nos processos de aprendizagem, por diversos motivos. Ela alerta que grande parte dos estudantes do ensino básico apresentam deficiência nessa área e isso estende-se até o ensino superior, gerando desmotivação, reprovação e muitas vezes desistência por parte dos acadêmicos. "Queremos motivar os alunos a compreenderem um conteúdo de elevado grau de complexidade, mas fundamental para a compreensão de outros conteúdos específicos das áreas de ciências exatas: o cálculo diferencial ou a derivada", afirma.  

A programação e o regulamento da competição estão disponíveis em www.univali.br/br/eventos, na área de Computação, Engenharia e Arquitetura. A inscrição é gratuita e também está disponível na página do evento.

A metodologia e as instituições envolvidas

Ricardo Fragelli, professor de disciplinas de Cálculo da Universidade de Brasília, desenvolveu a metodologia denominada Rei da Derivada para promover maior dinamismo as suas aulas. O resultado foi o aumento na participação dos alunos e, consequentemente, maior aproveitamento e compreensão dos conteúdos. O docente participou de atividades na Univali em fevereiro de 2016. A partir daí alguns docentes motivaram-se a aplicar algumas de suas técnicas e, em junho de 2016, durante a Semana Acadêmica da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, ocorreu o primeiro Campeonato Rei da Derivada da Univali. Depois disso, junto com outras instituições da região que estavam aplicando a dinâmica em seus cursos, realizou-se o 1º Torneio de Derivadas Interinstituições. 

Agora, a competição chega em sua 3ª edição e envolverá estudantes da Univali, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Joinville, o Centro Universitário Católica de Santa Catarina, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ambas Campus Curitiba, e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS