quarta, 19 de junho de 2019
23/05/2019 - 15:48

Balneário Piçarras reúne benzedeiras para registro histórico

O "Café com Benzedeiras" tem objetivo de gravar e transcrever as histórias contadas

Na próxima quinta-feira (30), o Centro Cultural Luiz Telles em Balneário Piçarras receberá cerca de quinze benzedeiras para a realização do "Café com Benzedeiras". Promovido pela Fundação Municipal de Cultura, o encontro irá reunir as praticantes dessa arte, buscando registrar os conhecimentos populares do uso de plantas em tratamentos alicerçados na fé.

 

Será a segunda vez que as benzedeiras se reúnem no Centro Cultural Luiz Telles, entretanto, dessa vez, o formato é diferente. "O principal objetivo desse encontro é de realizar o registro da história de cada benzedeira, contribuindo com o acervo histórico da Fundação Municipal de Cultura e resgatando o benzimento, que é uma cultura popular", comentou a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Silvana Maria Rebello.

 

O evento será fechado ao público, com inscrições antecipadas - limitadas a 20 vagas - apenas para pesquisadores e acadêmicos de áreas envolvidas. No local também não haverá benzimentos. De acordo com Silvana, já é previsto um novo encontro aberto ao público "Pretendemos realizar o II Encontro das Benzedeiras novamente em novembro, abrindo ao público e possibilitando o benzimento", frisou.

 

O registro será realizado pelo Departamento de Comunicação, que pretende ampliar a ação. "Vamos fazer o registro em fotos, vídeos e transcrever o depoimento de cada benzedeira. A ideia é de transformarmos o material audiovisual em um documentário e o escrito em um livro, imortalizando a prática do benzimento", explicou o Diretor de Comunicação, Elinton Geremias.

Terça, 18 de junho de 2019
Navegantes no feriado de Corpus Christi
Terça, 18 de junho de 2019
BOMBINHAS: PIRÃO CULTURAL DE JUNHO
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros