quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/05/2019 | 17:04

Parque Raimundo Malta terá corredor de plantas para atrair abelhas

O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta ganhará um corredor de plantas com potencial de atrair abelhas, especialmente as das espécies mais polinizadoras. A intenção da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) é proporcionar um local adequado para esses insetos viverem e se reproduzirem.

No Dia Mundial das Abelhas, comemorado em 20 de Maio, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) alertou que polinizadores estão sob ameaça, e o volume deles está caindo em razão das atividades humanas, como o uso massivo de agrotóxicos. As abelhas, com outros insetos e animais, são responsáveis pela polinização de mais de 75% das principais culturas alimentares do planeta.

O corredor, que estará concluído no inverno, será formado por plantas nativas. Ele, possivelmente, ficará próximo ao labirinto do Parque Raimundo Malta. Ao proporcionar um ambiente adequado para as abelhas, a SEMAM objetiva o desenvolvimento sustentável para garantir qualidade de vida às futuras gerações, de acordo com a diretora do Departamento de Fitoterapia, Nayara M. Hirsch.

"Esta ação, além de ser uma prática de extrema sustentabilidade ambiental, visa atender alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, notadamente os objetivos 13 (Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos) e 15 (Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres). É o mínimo que podemos fazer para auxiliar no combate à erradicação das abelhas polinizadoras", diz Nayara.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS