sexta, 29 de março de 2024
Geral
Imagem cedida pela PRF
02/05/2019 | 17:40

Campanha Desapego: PRF realiza doação de uniformes para pessoas vulneráveis

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando a Campanha Desapego. O objetivo imediato da campanha é a doação de uniformes antigos, que já não são mais usados, após serem descaracterizados. Nesta etapa, em parceria com o IFSC Campus Gaspar, Serviço Pastoral dos Migrantes, Faculdade SENAI de Blumenau e Lavanderia Unilav, serão distribuídos uniformes customizados para imigrantes haitianos dos municípios de Gaspar e Blumenau, que fazem parte da Associação Brahaitianos Unidos.

A ação, que ocorre no próximo sábado, dia 04, é coordenada pela Comissão de Direitos Humanos da PRF, cujo objetivo é aproximar-se dos grupos vulneráveis para agir de forma preventiva e evitar crimes como tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho escravo. Além disso, busca-se criar uma consciência em termos de responsabilidade social nas empresas e sociedade.

 

Descaracterização dos uniformes

A Faculdade SENAI de Blumenau, por meio do curso de graduação em Design de Moda, está realizando a descaracterização dos uniformes da PRF, recolhidos pela Campanha Desapego.  Segundo Michele Cavalheiro Nunes, coordenadora do curso, “o objetivo da ação é mostrar que é possível trazer os conceitos de responsabilidade social das empresas e promover o reaproveitamento de recursos visando a sustentabilidade”. O processo termina com o tingimento e finalização das peças pela Lavanderia Unilav de Brusque.

 

Apoio aos haitianos

O Câmpus de Gaspar do IFSC, que já tem experiência e realiza ações com grupos de haitianos no Vale do Itajaí, oferece cursos de qualificação profissional de Português e Cultura Brasileira para estrangeiros desde 2016, e conta com mais de 270 estudantes haitianos matriculados, articulou o recebimento destes uniformes customizados. “Esses estudantes, em sua grande maioria, estão em situação de vulnerabilidade, a qual é derivada de questões como barreiras linguísticas e culturais, mas também por conta da inserção no mundo do trabalho e o acesso a políticas públicas”, contextualiza Ana Paula Kuczmynda da Silveira, Diretora Geral do Câmpus.

Para o Padre Marcos Bubniack, articulador regional do Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina, o trabalho com imigrantes e refugiados é uma tarefa diária e por isso “a ação conjunta fortalece a rede de apoio a pessoas em risco de vulnerabilidade social”.

A doação de uniformes descaracterizados será realizada no dia 04 de maio, próximo sábado, às 17h quando serão entregues 600 peças.

 

Local: Associação dos Brahaitianos Unidos

Rua Dr. Luiz de Freitas Melro, 193, Jardim Blumenau,

Blumenau/SC

Hora: 17 horas


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS