sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/03/2019 | 10:21

4º Encontro Internacional de Etnias recebe Grupo Parafolclórico Vaiangá, de Belém do Pará

O 4º Encontro Internacional de Etnias, marcado para acontecer entre os dias 8 e 15 de abril em Barra Velha, vai contar com a participação do Grupo Parafolclórico Vaiangá, de Belém do Pará. O grupo vai apresentar danças tradicionais da região norte como dança da farinhada, vaqueiro do marajó, retumbão, carimbó, lundu, pretinhas de angola, taieira ou chula marajoara, ciranda do norte, siriá, maçariquinho, boi dourado, rituais indígenas e africanos, além de coreografias diversas montadas sob músicas populares e músicas próprias do grupo.

         O Vaiangá foi criado em 1988 no distrito de Icoarací pela professora Nazaré do Ó. Atualmente o grupo é formado por 30 integrantes e é acompanhado pelo conjunto de músicas regionais "Águia Negra", também iniciado pela professora Nazaré em parceria com o cantor do conjunto, João Ribeiro.

         Para representar a Cultura do Pará em suas apresentações o grupo utiliza instrumentos musicais como curimbós, flautas, banjo, maracás, violão, xeque-xeque, pausinhos de madeira e triângulo. Os trajes do corpo coreográfico também representam a cultura e o cotidiano típico dos paraenses.

         O grupo Parafolclórico Vaiangá promove a cultura Marajoara e Tapajônica de seu povo. Para isso, utiliza nas danças adereços como vassouras, peneiras, paneiros, remos, chapéus, tipitís, redes, entre outros itens. Nos próximos dias a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (FUMTEC) vai divulgar a programação completa do 4º Encontro Internacional de Etnias.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS