terça, 16 de abril de 2024
Geral
26/02/2019 | 09:11

BC: Secretaria da Saúde lança programação das ações de prevenção no Carnaval

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS), divulgou o calendário de programação de prevenção referentes ao feriado de Carnaval em 2019.

A programação começa nesta terça-feira (26) e segue até o último dia de Carnaval (05), trazendo ações como distribuição de preservativos, orientações, mobilização interna e realização de testes rápidos em várias partes da cidade.

“Balneário Camboriú vem adotando diversas estratégias de ações intra e extra muros com o objetivo de levar a prevenção e orientação à população. Essas medidas de educação em saúde e prevenção têm o objetivo de evitar que os números relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis aumentem durante o período do Carnaval, lembrando aos foliões que a prevenção é sempre a melhor escolha, não importa a hora e o lugar”, salienta a coordenadora do CISS/CTA, Jacheline Hoffmann.

A programação começa com a distribuição de preservativos e folders nas Unidades Básicas Saúde, Unidades Especializadas, pontos turísticos, universidades, rodoviária, quiosques na praia, hotéis, pousadas, saunas, bares, casas noturnas e similares das 8h às 15h, de terça a quinta-feira (26 a 28). Já na sexta-feira (1º), haverá visita de multiplicadores às Secretarias Municipais, levando informações aos funcionários a respeito dos eventos que serão realizados durante o Carnaval, medidas educativas e de prevenção, além da distribuição de preservativos e folders.

Também na sexta-feira, durante o “esquenta de carnaval”, os agentes farão o Pedágio da Prevenção, com entrega de kits aos motoristas e pedestres na Avenida Brasil, esquina com a Avenida Alvin Bauer, das 16h às 19h. No Desfile de Abertura do Carnaval no sábado (02), das 20h às 00h, haverá abordagem, distribuição de preservativos e orientações aos foliões que estiverem assistindo ao desfile ao longo do trajeto. Ao término do evento, a equipe do CTA se reúne na Praça Almirante Tamandaré e realiza a entrega de insumos no local.

No domingo (03), na Avenina Atlântica, esquina com a Rua 4750, haverá a distribuição de preservativos, folders, leques e orientações aos motoristas e frequentadores das boates próximas. Durante os cinco dias de Carnaval, o Teste Rápido para Sífilis, Hepatites e HIV será ofertado no Trailer da Secretaria Saúde, que estará localizado na altura da Praça Almirante Tamandaré, das 19h às 23h.

Campanha do Ministério da Saúde

“Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval lançada na sexta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador (BA). A ação visa conscientizar os foliões que irão pular Carnaval por todo país. A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Entre as novidades para esse ano, está a apresentação da nova embalagem da camisinha distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde irá distribuir 12 milhões de camisinhas com a nova identidade visual durante os dias de Carnaval. O novo conceito é mais moderno e dialoga diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos. A escolha do design foi feita a partir de concurso cultural entre 210 estudantes universitários, em 2017, em parceria com a Unesco Brasil.

Fonte: Ministério da Saúde


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS